segunda-feira, outubro 07, 2019

Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul alcança 135 cirurgias eletivas realizadas em 10 meses

Quem tem dor, tem pressa. Foi pensando nisso que a prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Saúde, vem acelerando as filas de exames, procedimentos e cirurgias eletivas principalmente de adenoide, amígdalas e pterígio. Na sexta-feira (4), o Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari e o prefeito Berto Silva, realizaram uma prestação de contas informando o número de pessoas que foram atendidas em 10 meses. Foram realizados 135 procedimentos com investimento da prefeitura de R$ 218.840,00.

O tempo médio de espera pelo SUS – Sistema Único de Saúde – é de 3 anos para otorrino e de 4 a 5 anos para oftalmologista. Em relação as cirurgias de adenoide e amígdalas, pelo SUS foram realizadas entre novembro de 2018 a julho de 2019, apenas 9 procedimentos. Já com recursos do município, 89 pacientes foram atendidos. Já em relação ao pterígio, o SUS não atendeu nem um paciente neste período. Já a prefeitura atendeu 46 laranjeirenses.

“As cirurgias proporcionam melhor qualidade de vida às pessoas, devolvendo ao cidadão sua vida, de trabalho e bem-estar. “Como gestores municipais, hoje é uma data comemorativa. Nossa realidade era de pessoas com mais de 10 anos na fila de espera por uma cirurgia. Nós procuramos parceiros e recursos, com um trabalho realizado do começo ao fim”, afirma o Secretário de Saúde Valdemir Scarpari.

“São muitos investimentos que temos feito, mas a prioridade é a saúde pública. Tenho orgulho em poder dizer e mostrar que estamos trabalhando, e queremos continuar neste ritmo até o final do mandato: por respeito a todos os cidadãos e para o melhor na saúde pública de Laranjeiras do Sul”, destacou o Prefeito Berto Silva.