segunda-feira, setembro 09, 2019

Vereador JUNIOR GURTAT propõe Título cidadão honorário de Laranjeiras do Sul ao DR Isac Kei Yamazaki


De autoria do vereador Júnior Gurtat, um Projeto de Decreto Legislativo que prevê o Título de Cidadão Honorário ao Doutor Isac Kei Yamazaki.

A partir das 19h desta segunda-feira, 9, a Câmara de Laranjeiras do Sul realiza sessão ordinária para discutir projeto de lei que visa instituir em Laranjeiras do Sul uma carteira de identificação do autista (CIA). No ensejo da proposição, referendada pelo vereador Júnior Gurtat a senhora Viviane Roth fará uma explanação sobre o tema.

A pauta na íntegra com todas as indicações de serviços, ofícios e proposições


ISAC KEI YAMAZAKI

BIOGRAFIA
Isac Kei Yamazaki nasceu em Bastos/SP, em 8 de dezembro de 1947, sendo o quinto filho o Sr. Nagafumi Yamazaki e da Sr. Sakae Yamazaki, ambos nascidos no Japão e tendo imigrado para o Brasil aos dezoito e dezenove anos de idade, respectivamente. Sr. Nagafumi, pai de Isac, após alguns anos no país converteu-se ao Evangelismo, tornando-se pastor da Igreja Holliness.

Em 1957 a família mudou-se para Londrina devido à transferência do pai para a Igreja da cidade. Lá Isac cursou colégio público. Em paralelo aos estudos, começou a trabalhar nos ofícios de encanador e funileiro, fabricando calhas e condutores, além da construção de casas e construções, juntamente com seu irmão na funilaria do Teófilo.

Com 18 anos mudou-se para Curitiba, tendo terminado o Ensino Médio no Colégio Estadual do Paraná. Com a ajuda financeira de seu irmão Shinobu, engenheiro e professor da Faculdade de Engenharia de Itajubá, fez curso preparatório para o vestibular de Medicina. Tendo tentado duas vezes sem sucesso, Isac cursou 4 meses de odontologia, porém sentiu-se insatisfeito por acreditar que sua vocação era outra. Foi quando seu irmão Shinobu insistiu para que voltasse a tentar o vestibular de Medicina, uma vez que o manteria financeiramente até que fosse necessário.

Voltou a fazer o curso preparatório e desta vez foi aprovado, ingressando no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná no ano de 1970. Terminando a graduação fez Residência em Cirurgia Geral entre 1976 a 1978 na mesma universidade enquanto médico residente do Hospital das Clínicas em Curitiba. Após o término da sua Residência, em dezembro de 1978, estabeleceu-se em Laranjeiras do Sul a convite do diretor geral do Hospital São José.

Em julho de 2008, Isac sofreu um acidente automobilístico, tendo ficado inconsciente. O dr. só foi encontrado e socorrido 2 horas após o acontecido. Depois de vários dias em coma, acordou. Porém, devido à forte batida sofrida na cabeça apresentava um quadro de total perda de memória. Assim permaneceu no Hospital Neurológico de Curitiba após sair da UTI, até que aos poucos recuperar a saúde e memória.

Retornou então a Laranjeiras do Sul, onde está trabalhando diariamente da mesma forma com que costuma fazer: com ética, honestidade, dignidade, responsabilidade e muita alegria de viver e amor à família. Isac nasceu de uma família muito humilde. Sua mãe era conhecida na feira que acontecia uma vez na semana como “Dona Xepa”, por aguardar o final de feira para poder comprar mais barato verduras e legumes que sobravam para poder dar aos sete filhos uma refeição mais completa.

Isac é pai de cinco filhos homens. Do mais velho, André, tem uma netinha, Isabela. Ricardo, o segundo filho, tem um menino chamado Mateus. O terceiro, Lucas, tem dois filhos, Davi e Vitor. O quarto filho se chama Angelo e o quinto Natan, com respectivamente dezessete e quinze anos. Isac louva a Deus e agradece a ele por sua vida, que testemunha e compartilha o amor verdadeiro que provém Dele.

Colaboração Paula Andressa Oliveira - Imprensa CMLS