quinta-feira, setembro 12, 2019

Laranjeiras do Sul - Secretaria de Saúde conclui mais uma capacitação para cuidadores de idosos, acamados e cadeirantes

O crescimento da população de idosos vem ocasionando aumento no número de doenças crônicas degenerativas, levando-os a dependerem de cuidados especiais, como: auxílio de vestir, alimentar, administrar medicamentos, enfim nas atividades da vida diária. Partindo dessa premissa a Secretaria Municipal de Saúde, coordenado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), desenvolve uma vez ao ano capacitação para cuidadores de idosos, acamados e cadeirantes.

Em 2019, quatorze pessoas participaram da capacitação e o encerramento foi realizado na quarta-feira, 11. São seis encontros realizados com apoio de uma equipe multidisciplinar composto por psicólogos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e médicos. Durante os encontros é possível realizar a troca de experiências da vivência como cuidador e a elucidação das dúvidas que os profissionais trazem consigo.

A ação tem como público-alvo todos aqueles que já foram cuidadores, que atuam nesta função ou que pretendem ser cuidadores futuramente. Podem participar, todas as pessoas que tem interesse, independentemente de ter experiência na área. O curso é gratuito e no os participantes recebem uma declaração de participação.

A figura do cuidador é antiga. Remete a alguém que se responsabiliza por outro cuja fragilidade requer atenção especial. A tarefa, originalmente desempenhada por um membro da própria família, adequa-se hoje às mudanças comportamentais das últimas décadas. Seja o cuidador um profissional contratado ou alguém do próprio núcleo familiar, seu papel é zelar pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura e recreação da pessoa atendida.