terça-feira, agosto 27, 2019

Seminário de Prevenção do Suicídio e Automutilação reúne profissionais de diversas áreas no NRE de Laranjeiras do Sul

Profissionais de diferentes áreas estão participando nesta terça-feira (27/08) nas dependências do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, de um importante Seminário, cujo tema principal vem abordando a Prevenção do Suicídio e Automutilação.

Promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Diversidade e Direitos Humanos (DDDH) e também com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), este encontro traz uma proposta que tem como objetivo capacitar educadores, servidores da saúde, conselheiros tutelares, Centros de Assistência e da Rede de Proteção, na identificação, acolhimento e condução de situações que envolvam risco de suicídio dos estudantes.

A abertura dos trabalhos foi realizada pela técnica do (DDDH), Rosineide Fréz, e durante o período da manhã a Professora da UFPR, Dione Maria Menz, que também é Coordenadora do Projeto de Extensão Luto e Prevenção do Suicídio está conduzindo esta fala.

De acordo com a Professora Dione, esse é um assunto que já vem desde os primórdios, mas que não era tratado tão abertamente. Hoje ele é um tema de suma importância para o ambiente escolar, e por este motivo é necessário capacitar os professores e demais profissionais para o desenvolvimento de ações que identifiquem situações relacionadas ao tema.

O Chefe do NRE, Professor Lidio dos Santos, enfatiza a relevância deste trabalho, não somente com os profissionais das Escolas, mas também com todos aqueles que tem um envolvimento com jovens que por ventura estejam passando por esta dificuldade. “Nossas crianças e adolescentes tem direito à proteção, e os profissionais têm que estar preparados para o acolhimento de determinadas situações. Este discurso vem ao encontro das necessidades e dificuldades que ainda temos em desenvolver práticas que previnam uma eventual fatalidade”.

No período da tarde ainda haverá uma explanação com a Psicóloga Flávia Caroline Figel, e a técnica do DDDH, Simone Carina Baroni.

Este mesmo encontro também acontecerá na quarta-feira, em Quedas do Iguaçu, envolvendo os profissionais deste município e de Espigão Alto do Iguaçu.