quarta-feira, agosto 07, 2019

Laranjeiras do Sul - Professores participam de capacitação sobre método das Boquinhas

A intenção é levar noções de fonoaudiologia para que o pedagogo possa empregar o método em sala de aula

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, vai proporcionar aos professores da rede municipal de ensino, capacitação sobre o “Método das Boquinhas”, ferramenta da base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória, que auxilia no processo de alfabetização. A iniciativa visa aperfeiçoar o aprendizado, por meio de melhorias na dicção, compreensão e efetivamente na alfabetização. O curso vai iniciar na sexta-feira, 9. O método utiliza aprendizados nas letras, o fônico e das boquinhas, que se baseia na articulação que forma o som das palavras e vem para agregar com o que os professores já desenvolvem em sala de aula. O método fornece aprendizado e correção em distorções de fala, leitura e escrita.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Luiza Simões Nunes dos Santos, a intenção é levar noções de fonoaudiologia para que o pedagogo possa empresar o método em sala de aula. “Os principais objetivos são alfabetizar e reabilitar distúrbios da leitura e escrita, maior consistência na aprendizagem, diminuir o tempo de trabalho no desenvolvimento das atividades e manter a motivação pelo aprendizado”, afirmou a Secretária. O curso será de 40 horas, dividido em quatro etapas, com a participação de 160 professores do Jardim I e II e do 1º ao 5º ano. Nesta 1ª etapa o curso vai acontecer na Escola Aluísio Mayer, na sexta-feira, 9, das 8h às 12h e das 13h às 17h e no sábado, 10, das 8h às 12h.

O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC (2009 a 2012) e tem sido atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos, contribuindo para o aumento no IDEB de muitos municípios. Ela pode ser usada na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou apenas como uma ferramenta de trabalho para a conversão grafo fonêmica de algumas crianças. 

A proposta desse curso é atual e atende à demanda enquanto engloba todos os livros oferecidos para a Alfabetização com Boquinhas (Alfabetização, Aprender + e A Construção), contemplando os princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e do Letramento. A metodologia de trabalho é feita com oficinas práticas para o avanço na Psicogênese da Escrita, treino dos articulemas, exercícios dos livros Boquinhas e produção textual com o Mapa de Ideias.