segunda-feira, julho 08, 2019

Guaraniaçu - Primeira etapa dos Jogos Abertos foi um sucesso

A primeira etapa da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) realizados em Guaraniaçu entre os dias 4 a 7 de julho, na avaliação dos organizadores, foi um sucesso. Esta foi a primeira vez que a cidade sedia a competição que neste ano chega a sua 62ª edição e é considerado um dos maiores eventos esportivos do país.

Entre sexta e domingo foram 82 partidas realizadas nas modalidades de basquete, bocha, futebol de campo, futsal e voleibol, envolvendo aproximadamente 1 mil atletas de 21 cidades da região oeste e sudoeste do Paraná, que deram o melhor de si para bem representar seus municípios.

Nem mesmo as baixas temperaturas sentidas pelos competidores e pela torcida que compareceu nas praças esportivas para acompanhar os jogos, atrapalhou o brilho da festa esportiva. A organização e os locais de competição também são fatores que contribuíram de forma significativa para o sucesso do evento que recebeu muitos elogios principalmente por parte dos visitantes.

Por três dias Guaraniaçu ficou movimentada e na avaliação do prefeito anfitrião, Osmário Portela, todos saíram ganhando com a realização do evento esportivo na cidade. “Eu estava conversando com o pessoal das lanchonetes, panificadora, farmácia, loja de esportes, todos estão contentes porque é gente que vem de fora. Nós aumentamos a população do centro em praticamente 20%”, relata.

O prefeito também destacou que os jogos transcorreram dentro da normalidade e foi uma oportunidade impar para Guaraniaçu sediar o evento levando em conta que a competição tem um alto nível técnico. “No quesito técnico as pessoas que estiveram acompanhando, puderam observar e tiveram a oportunidade de ver grandes atletas”, afirma.

Para o coordenador técnico da fase regional dos JAPS, Jean Zeni, além da excelente participação de todos os atletas e dirigentes de equipes e a competição ocorrer de forma tranquila, outro ponto positivo foi em relação a disciplina. “Não tivemos nenhum processo disciplinar, nenhum caso de indisciplina de atletas. As delegações estão de parabéns no quesito disciplina”, frisa. “A gente encerra a primeira fase bastante contente”, completa.

Os competidores retornam para Guaraniaçu no próximo final de semana, dias 12 a 14 de julho, para disputar as fases eliminatórias em busca do ouro e da vaga na fase final dos JAPS – Divisão B, que acontece de 23 a 29 de agosto em Ivaiporã.

Além do basquete, futebol de campo, futsal e voleibol, na segunda etapa serão realizadas as disputas do bolão e handebol. O bocha já conheceu os finalistas no domingo (7) e definiu os classificados para fase final. Guaraniaçu e Campo Bonito, campeão e vice-campeão respectivamente, estarão em Ivaiporã buscando ficar entre os três primeiros colocados e subir para Divisão A dos Jogos Abertos.

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Guaraniaçu.