segunda-feira, maio 13, 2019

Dois casos de Dengue são confirmados em Laranjeiras do Sul

Nesta semana a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul recebeu a confirmação de dois casos importados de dengue. Trata-se de uma mulher e uma criança que viajaram recentemente para a cidade de Foz do Iguaçu, município que possui casos positivos da doença. 

A confirmação da doença pelo LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública chegou no início desta semana. Por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, foi realizado a aplicação de inseticida próximo as residências por onde as duas pessoas que contraíram a doença estiveram.

A Secretaria de Saúde lembra a população da importância de tomar cuidados com o acumulo de água em suas residências. O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, gosta de água limpa e parada. É importante que a eliminação dos criadouros seja realizada pelo menos uma vez por semana. Pneus e garrafas devem ser guardados sempre de cabeça para baixo em um local seco e coberto, onde não seja possível o acúmulo de água. Atenção também com os pratinhos que ficam embaixo dos vasos de plantas. Tudo deve estar sempre seco ou com areia para evitar o acúmulo.

Para reduzir os índices de infestação do mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde através do setor de Epidemiologia, promove todo dia 9 de cada mês ações de mobilização contra o Aedes Aegypti. O objetivo, é conscientizar a população sobre os cuidados simples e de rotina que podem impedir a reprodução do mosquito.