segunda-feira, dezembro 04, 2017

Quatro acusados de morte de procurador de Chopinzinho são julgados a partir desta segunda

  O julgamento de quatro dos sete acusados de participação na morte do procurador municipal de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, Algacir Teixeira de Lima, começou nesta segunda-feira (4) por volta das 9h.

A pedido da acusação, o júri popular está sendo realizado em Guarapuava, na região central, e a previsão é que termine na noite de terça-feira (5) ou na madrugada de quarta (6).

Lima, de 51 anos, foi morto a tiros na frente das filhas no dia 16 de março de 2015, quando chegava em casa.

Estão sendo julgados Darci Aquino, que confessou ter atirado no procurador, dois irmãos que o ajudaram na fuga e o ex-assessor Giovane Baldissera, o “Pardal”, acusado de ter encomendado o crime juntamente com o ex-prefeito Leomar Bolzani, que também deve ir a júri popular.

A data do julgamento de Bolzani ainda não foi marcada. Atualmente ele cumpre prisão domiciliar. Já os outros quatro, presos na época do crime, estão em regime fechado.

Segundo o Ministério Público Estadual (MP-PR), o ex-prefeito encomendou o assassinato por conta de denúncias de irregularidades na prefeitura feitas pelo procurador do Município.

As investigações apontam ainda que Bolzani combinou o pagamento de R$ 6,5 mil pela morte de Lima. A defesa nega qualquer envolvimento.

Casal condenado

Em julho de 2016, o casal acusado de envolvimento no assassinato foi considerado culpado e condenado a 15 anos de prisão por homicídio qualificado. O júri entendeu que a vítima não teve chance de se defender. Elvi Aparecida Haag Ferreira, de 42 anos, e o marido dela, Nilton Ferreira, de 44 anos, contrataram Darci Lopes de Aquino para matar o procurador.

O julgamento também foi realizado em Guarapuava, “para que a imparcialidade do processo fosse garantida”, destacou a acusação.