terça-feira, outubro 20, 2020

Idosos com voto facultativo representam 8% do eleitorado no Paraná, e medo da Covid-19 pode tirá-los da votação

O Paraná terá mais de 686 mil eleitores com mais de 70 anos aptos para votar nas eleições municipais de novembro, de acordo com as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta faixa etária, que faz parte do grupo de risco da Covid-19, o voto é facultativo.

O número representa 8,4% de todos os 8,1 milhões de eleitores do estado.

Apesar dessa fatia do eleitorado vir crescendo, a participação de idosos na eleição de novembro pode cair por causa do receio deste público em relação com a pandemia.

Abstenções

Mesmo não sendo obrigados a votar, mais de 40% dos idosos com 70 anos ou mais participaram das eleições no Paraná desde 2014, quando o TSE passou a divulgar as informações de abstenções por faixa etária.

Nas eleições municipais de 2016, inclusive, foram registrados mais votos do que abstenções entre os eleitores desta faixa etária.

De 60 a 69 anos

Outros 994 mil eleitores do estado têm entre 60 e 69 anos. Neste caso, apesar de fazerem parte do grupo de risco da Covid-19, o voto é obrigatório.

Neste ano, para tentar minimizar os riscos, o TSE estipulou o horário de votação das 7h às 10h como preferencial para pessoas com mais de 60 anos. Eleitores de outras idades não serão impedidos de votar neste período, no entanto.

Mudanças

Segundo o TSE, algumas mudanças acontecerão nas eleições deste ano para diminuir os riscos de aglomeração e contaminação.

O horário de votação será ampliado em uma hora para tentar diminuir os riscos de aglomeração nas seções eleitorais. Antes, a votação começava às 8h. Agora, começará às 7h.

O reconhecimento dos eleitores por biometria também foi suspenso para as eleições deste ano, com objetivo de fazer com que o processo de votação seja mais rápido e os eleitores tenham menos pontos de contato.