terça-feira, 19 de maio de 2020

Com pandemia, universidades públicas do Paraná repensam formatos e realização de vestibulares

A pandemia de coronavírus já afeta o calendário de vestibulares nas universidades públicas no Paraná. Além dos vestibulares de inverno, que foram cancelados nas universidades estaduais de Maringá (UEM) e de Ponta Grossa (UEPG), as universidades já repensam os formatos e até mesma a realização dos processos seletivos de verão. 

 A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), por exemplo, finaliza uma proposta de alteração do calendário e do formato do Vestibular 2021 em virtude da crise de saúde provocada pelo Coronavírus, que exige precaução em eventos que possam provocar aglomeração de pessoas. 

A proposta, que ainda deverá ser submetida à aprovação por parte do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), no próximo mês, prevê a realização do concurso em uma única fase, em data a ser agendada a partir do final de janeiro do próximo ano.

As provas serão realizadas somente em Londrina, e não em Curitiba e Cascavel, como no último concurso. As inscrições deverão ser abertas a partir de setembro, e a intenção é não aumentar o custo do Vestibular.Segundo a Coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, o modelo que está sendo preparado mantém a definição pedagógica de buscar um aluno crítico e com capacidade de interpretação. "Vamos garantir toda a condição para o estudante demonstrar seu conteúdo.

 O mais importante é realizar o processo de seleção com o máximo de segurança possível", reforça Sandra. Até a reunião do Cepe, que deverá ser agendada em junho, a equipe da Cops deverá concluir o modelo definitivo do concurso com o prazo para inscrições, data da prova e como deverão ser realizadas. Segundo ela, estas definições dependem de fatores externos como as provas do Enem, a realização das Eleições Municipais, marcada para os dias 4 e 25 de outubro. 

Lideranças políticas debatem a possibilidade de adiar o calendário, em virtude também da crise de saúde provocada pelo Coronavírus. No ano passado o Vestibular 2020 da UEL registrou mais de 22,5 mil candidatos inscritos, de todos os estados brasileiros e também do Distrito Federal. As provas foram realizadas no dia 20 de outubro (1ª Fase) e nos dias 1, 2 e 3 de dezembro (2ª fase).

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) suspendeu o calendário do Vestibular 2021. A decisão foi tomada após sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). De acordo com nota divulgada pela Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV), o motivo da decisão é a pandemia do coronavírus e a necessidade de promover medidas de distanciamento social para o enfrentamento do covid-19. A coordenadora da CCCV, Áurea Viana, afirmou que ainda não é possível estabelecer um novo calendário porque as datas do vestibular são definidas de acordo com o calendário escolar do ensino médio e de forma que não coincidam com outros processos seletivos ou com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Não queremos prejudicar possíveis candidatos", afirmou Áurea.

O Núcleo de Concursos e a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deve comunicar nos próximos dias decisões sobre a realização ou não do Vestibular UFPR-2020/2021. tendo como principal parâmetro a segurança da comunidade interna e externa da instituição. "Em face do atual cenário da epidemia de covid-19, as instituições passaram a dispor de um curtíssimo horizonte de projeção no que diz respeito à realização de eventos de grande porte no presente ano. Por essa razão, a UFPR segue avaliando os indicadores e normativas da área de Saúde e seus desdobramentos nas demais áreas, notadamente na da Educação, com o intuito de subsidiar decisões levando em conta o problema em sua multiplicidade de fatores", diz o comunicado publicado nas redes da universidade.

Vestibulares de inverno descartados - Devido à pandemia do coronavírus, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Coordenadoria de Processos de Seleção, comunicou nesta segunda (18) o cancelamento do Vestibular de Inverno 2020. As vagas deste concurso serão ofertadas no Vestibular de Verão. As inscrições serão realizadas de 01 de setembro a 15 de outubro, com provas em 06 e 07 de dezembro. O calendário do Processo Seletivo Seriado (PSS) está mantido com inscrições de 01 a 30 de agosto e provas no dia 22 de novembro. As 1.453 vagas para ingresso na UEPG em 2021 serão todas ofertadas no final do ano.

Devido a pandemia do coronavírus (Covid-19), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) já tinha anunciado a suspensão das datas do seu Vestibular de Inverno 2020 em abril. A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Com isso, estão suspensas as datas previstas para inscrição (06 de abril a 11 de maio) e provas (12 e 13 de julho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário