sexta-feira, julho 26, 2019

Empresa beltronense recicla restos de construção para pavimentar estradas

De um lado, entulhos de obra que muitas vezes são descartados de forma incorreta na natureza. De outro, a necessidade cada vez maior de usar materiais alternativos em estradas e locais de tráfego de veículos e caminhões, devido à escassez de cascalho. Essa é a principal aposta da Renove Soluções em Reciclagem, uma empresa criada há um ano e meio e que é a única do Sudoeste a trabalhar com o reaproveitamento de descarte da construção civil.

A empresa criou um sistema para coletar, separar e reaproveitar esses materiais. Uma das pontas de atuação é o fornecimento de caçamba para entulhos em obras. “O cliente escolhe o tamanho e por quantos dias irá precisar da caçamba na obra, podendo descartar, basicamente, os restos de construção, a parte de alvenaria. Para materiais como plástico, papelão, vidro e isopor nós fornecemos junto uma bag para o acondicionamento e coleta”, explica Daniel Motter, sócio proprietário da Renove. O lixo orgânico não é recolhido.

Depois, um caminhão faz a coleta e leva todo o entulho para um posto de separação da empresa. O local é um dos poucos a manter padrões de gerenciamento de resíduos e licenças ambientais para trabalhar com a classificação do material. Aquilo que é reciclável (metal, plástico, vidro...) é doado para coletores, outros rejeitos mais agressivos ao meio ambiente (como mantas asfálticas e telhas de amianto) vão para uma empresa especializada em Londrina e a madeira é moída e destinada para abastecer caldeiras.

Mas o carro chefe da Renove são os materiais de alvenaria, como tijolos, blocos, rebocos, concreto e pisos. Tudo isso é triturado e vai ser revendido para pavimentar locais de tráfego de veículos; é o chamado agregado reciclado ou bica corrida reciclada. “Hoje nós fazemos a moagem desse material para servir de base ao asfalto ou para ser a própria pavimentação em estradas, pátios de manobra de empresas e entorno de aviários e estrabarias, substituindo o cascalho ou pedra brita. Esse material dá uma boa compactação e permeabilidade”, comenta Daniel.

A Renove está implantando uma usina de britagem que permitirá produzir areia reciclada, pedrisco e pedra grau 1 a partir dos restos de alvenaria. A empresa também está ampliando o posto de classificação onde ficam acondicionados os materiais e também pretende trabalhar com o aluguel de dutos coletores de entulhos, utilizados para o descarte de materiais em reformas de apartamentos.