segunda-feira, julho 08, 2019

19 ônibus de turismo são retidos na Operação Muralha.

Durante fiscalização de rotina na Operação Muralha, equipes da Receita Federal, Polícia Militar (Choque) e BPFron retiveram dezenove ônibus de turismo e uma van carregados com mercadorias importadas de forma irregular.

A ação ocorreu durante todo o dia. As equipes selecionaram os veículos que se destacaram entre os outros pela quantidade e qualidade das mercadorias.

Durante a vistoria, as mercadorias foram encontradas no corpo dos passageiros, em fundo falso nas bolsas, em fundo falso nos travesseiros, dentro de garrafas térmicas, na caixa de ferramentas e dentro de vasilhas com comida.

Destaque pra dois ônibus que estavam carregados com cigarros contrabandeados. Os motoristas e os passageiros foram liberados, os veículos e as mercadorias foram lacrados e encaminhados à Receita Federal em Foz do Iguaçu. Estima-se que as mercadorias ultrapassem R$ 3,8 milhões.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

A Operação Muralha, desenvolvida na região de fronteira dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul com o Paraguai, iniciou sua primeira fase no ano em 13/05/19. As ações acontecem nas barreiras fixas montadas em São Miguel do Iguaçu/PR, próximo ao pedágio, e na BR-163 em Guaíra/PR com revezamento de equipes nas 24 h do dia. Nas estradas vicinais, lago do reservatório de Itaipu, Rio Paraná e em toda a região de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai a Operação Muralha acontece por meio de incursões das equipes volantes de prontidão.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

A Operação Muralha é coordenada pela Receita Federal em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná – DIEP), Justiça Estadual, Ministério Público Estadual da Comarca de São Miguel do Iguaçu e Receita Estadual do Paraná.