segunda-feira, maio 13, 2019

Guarapuava inicia campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A partir desta segunda-feira (13), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência Social, inicia ações da campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com mobilização em 18 de maio.

As atividades previstas ocorrerão ao longo da semana em escolas, colégios e Cras (Centros de Referência da Assistência Social), em parceria com a equipe da Rede de Proteção à Criança e Adolescente de Guarapuava.

 No cronograma, estão previstas ações como encontros de formação, caminhadas, panfletagens e teatros. As atividades ocorrerão de forma descentralizada em diversos locais do município.

Em 2018, segundo o Paefi (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), 321 casos de vítimas de violência ou violações de direitos foram registrados envolvendo crianças e adolescentes. Dados do Conselho Tutelar apontam o abuso sexual por pessoas da família como principal violação. 

“Trabalharemos com a conscientização do tema envolvendo toda a comunidade. Queremos também reforçar nossas ações de prevenção, ensinando e fortalecendo crianças e adolescentes sobre o que é carinho e o que é violação”, explicou a psicóloga e coordenadora da Rede de Proteção à Criança e Adolescente de Guarapuava, Débora Rickli Fiuza.