terça-feira, abril 16, 2019

Agentes penitenciários fazem assembleia em frente ao Palácio Iguaçu nesta terça-feira (16)

Agentes penitenciários fazem assembleia em frente ao Palácio Iguaçu; a manifestação foi na manhã desta terça-feira (16), em Curitiba, para “definir um plano de luta por melhores condições de trabalho nos presídios do Paraná”, segundo o Sindicato de Agentes Penitenciários (Sidarspen).

Agentes penitenciários fazem assembleia

De acordo com o Sindarspen, desde 2010, o número de presos nas penitenciárias do Paraná subiu de 14 mil para 21 mil, enquanto o número de agentes caiu. Das 4.131 vagas na carreira de agentes, atualmente, apenas 3.098 estão ocupadas, havendo a vacância de 1.000 vagas, que poderiam ser ocupadas com a realização de concurso público.

Além da superlotação, das 4.131 vagas na carreira de agentes, atualmente, apenas 3.098 estão ocupadas, havendo a vacância de 1.000 vagas, que poderiam ser ocupadas com a realização de concurso público. Para atender a demanda da segurança pública do Paraná, há a necessidade de mais 6.400 vagas na carreira de agente penitenciário, segundo estimativas do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN).
Paralisação prevista para o dia 29

Durante a assembleia, os agentes penitenciários decidiram a participar da paralisação de servidores públicos pela data-base, que está sendo convocada pelo Fórum de Entidades Sindicais (FES) para o próximo dia 29 de abrol.

Ainda conforme o órgão, os servidores do Poder Executivo estão sem a reposição das perdas salariais desde 2016, acumulando um resíduo inflacionário de 16%.