sexta-feira, março 15, 2019

FORÇA TAREFA deve bater nos POSTOS de COMBUSTÍVEL de Laranjeiras do Sul

Equipamentos irregulares foram lacrados e alguns estabelecimentos multados

Uma força tarefa fiscalizou postos de combustível e oficinas em Guarapuava e região. 

O objetivo foi combater práticas ilícitas na comercialização e na distribuição de combustíveis. A operação foi realizada de 26 de fevereiro a 1º de março pelo Centro de Apoio Operacional da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, do Ministério Público Estadual, com apoio do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Receita Estadual, Guarapuava Ambiental e Polícia Militar.

Os agentes fiscalizaram postos de combustíveis nos municípios de Guarapuava, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Boa Ventura de São Roque. Nos quatro dias da operação, foram fiscalizados 87 bicos de bombas medidoras de combustível líquido. Além disso, os agentes também visitaram as 22 oficinas permissionárias autorizadas que prestam serviços para os estabelecimentos que comercializam combustíveis líquidos, para verificar a atividade, que deve seguir regras do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

Nessa ação, muitos dos instrumentos foram reprovados por mau estado de conservação, vazamentos de combustível, e outros por erros de vazão e de volume (bomba baixa). Alguns instrumentos reprovados durante a verificação realizada pelo Instituto no início do ano de 2019 estavam em uso sem o devido reparo, que acabaram sendo interditadas por esse motivo.

Essas bombas de combustível interditadas somente poderão ser utilizadas novamente após a sua regularização. No caso das irregularidades mais graves, os agentes lavram autos de infração para os postos e para as oficinas que não cumpriram com os requisitos técnicos exigidos e estes poderão apresentar, em dez dias, defesa junto ao IPEM-PR.

Grupo Estadual de Combate às Irregularidades no Mercado de Abastecimento de Combustíveis (Gecimac) - Uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, criado em 2012, tem como objetivo combater práticas ilícitas na comercialização e na distribuição de combustíveis. Além do MP-PR, compõem o grupo as Secretarias de Estado da Fazenda, de Segurança Pública, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e o Inmetro/Ipem (Instituto de Pesos e Medidas).

O Grupo intensificou a troca de informações, o compartilhamento de dados e a realização de ações integradas de fiscalização, a fim de impedir a sonegação fiscal e a adulteração dos produtos que chegam ao consumidor.

Ouvidoria

Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.