segunda-feira, fevereiro 04, 2019

Futebol Clube Real Iguaçu de Rio Bonito do Iguaçu é um verdadeiro celeiro de novos talentos no futebol

Com apoio do Governo Municipal, empresários e parceiros, equipe rio bonitense vem revelando novos jogadores e encaminhando para grandes clubes do Brasil

A Escolinha da Associação de Futebol Clube Real Iguaçu (AFCR) vem há um ano treinando jovens e adolescentes em Rio Bonito do Iguaçu. São 150 atletas com idades entre 6 a 17 anos e jogam divididos nas seguintes categorias: mirim ou sub-13 (9 a 12 anos), infantil ou sub-15 (13 a 14 anos) e juvenil ou sub-17 (15 a 17 anos).

A intenção do clube é desenvolver o caráter da juventude, tendo o futebol como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, no caso das crianças e adolescentes, gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e principalmente para que essas tenham oportunidade de jogar em equipes de futebol profissional.

O objetivo é formar atletas que a princípio disputem competições municipais, estaduais e até nacionais levando o nome de Rio Bonito do Iguaçu. Todos os atletas que participam do projeto devem estar matriculados em escolas e estarem obtendo boas notas para continuarem seus treinamentos.

O treinador das equipes é o ex-jogador Roberto Carlos Mendonça, o “Robertinho”, que foi meia esquerda do Palmeiras, Guarani (Campinas), Noroeste (Bauru), Bragantino e tem 16 clubes no currículo. Além de ter treinado equipes de base do Athletico Paranaense, do Cascavel e do Palmas.

De acordo secretário de Finanças do Real Iguaçu, Sidnei Bortoluzzi informa que a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu ajuda no custeio do treinador. Os treinamentos acontecem no campo de futebol localizado na comunidade de Campo do Bugre e outras vezes são realizadas em campos de futebol na sede do município.

O comerciante Silomar Rouani faz parte do conselho fiscal e também auxilia na parte administrativa do clube e nos contatos externos com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), com empresários e apoiadores de outras cidades.

A ideia é para em 2020 os treinamentos começarem a ser realizados para jovens atletas que residem nos assentamentos (comunidade de Centro Novo) e nos acampamentos.

O treinador Robertinho explica que alguns atletas da escolinha quando estão tendo bom rendimento, e chegam aos seus 15 anos, são encaminhados para equipes de base de times profissionais como o Grêmio de Porto Alegre, o Cascavel CCR, Londrina e outros. Meninas também treinam na escolinha.

“Tem meninas que estão acima da média e como não tem futebol feminino de campo em Rio Bonito, elas treinam com os meninos. São cinco meninas e tem a Suzy que já foi sondada pela equipe do Foz do Iguaçu que participa a Taça Libertadores Feminina e ela provavelmente irá ficar 30 dias lá em avaliação. Tomara que dê certo, ela tem futuro”.

“Tem o Lucas e o outro menino, o ‘Maranhão’ que são do Grêmio e começaram e treinam com a gente; tem outros três jogadores, o Nori, o Artur e o ‘Melancia’, os três vão no início lá em São Paulo para treinarem 30 dias e ingressarem a base da Catanduvense e jogar o Campeonato Paulista. Também tem outro menino do sub 13 que irá jogar nos Azuis de Marmeleiro, fora outros que encaminhamos para testes”, conta o treinador

Ele ressalta que se deve dar oportunidade para os atletas de municípios pequenos. “Muitos acham porque é de Rio Bonito e não sai nada. Aqui temos muitos meninos e meninas com qualidade e os maiores jogadores do mundo são de cidades pequenas, como o Pelé, que é de Três corações. Quem conhecida esse lugar antes? Eu procuro ver os atletas que tem qualidade para poder encaminhar”, afirma o treinador.

“Quero agradecer o apoio do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), do chefe do Departamento de Esportes, Marcos Trindade, da secretária de Educação Fernanda Santi e de todos envolvidos por parte da prefeitura e também a toda nossa diretoria do clube pelo apoio que vem dando desde o começo do projeto”, ressalta treinador Robertinho.

Parceria com o Cascavel (CCR)

O Real Iguaçu conseguiu uma importante parceria com a equipe do Cascavel Clube Recreativo (CCR), equipe fundada em 2001 e que joga a Primeira Divisão do Campeonato Paranaense.

A parceria consiste em usar a estrutura do clube, além de parte do nome e uniformes e o Real Iguaçu jogar representando o “CCR” em competições de base a nível estadual. Só que está havendo um impeditivo por parte da Federação Paranaense de Futebol (FPF) que não permite uma equipe sediar jogos longe de 80 km da sede do time principal – no caso Cascavel fica cerca de 150 km.

De acordo com Sidnei Bortoluzzi e Silomar Rouani, a situação deverá ser resolvida numa reunião que será realizada nos próximos dias em Curitiba com a vice-presidência da FPF.