sábado, fevereiro 09, 2019

1º caso de morte por tétano do ano é registrado em Pinhão

        A 5ª Regional de Saúde com abrangência de 20 municípios da região de Guarapuava, confirmou na tarde desta sexta (8), a primeira morte por tétano este ano. José Antônio Lopes, de 58 anos, era morador da área rural de Pinhão e morreu por volta das 8h30, no Hospital Santa Tereza em Guarapuava.

De acordo com informações da equipe médica da instituição, o paciente estava internado desde o último domingo (3), e já chegou ao hospital em estado gravíssimo. A enfermeira responsável pelo setor de controle de infecções e vigilância epidemiológica do Hospital, Ana Cláudia Gomes de Assis, informou que o paciente veio encaminhado do Hospital Santa Cruz de Pinhão e apresentava “contrações musculares e estava entubado. Ele recebeu todo o protocolo de atendimento convencional e recebeu imediatamente, também o soro antitetânico”.

Conforme relatos da família à equipe médica, o homem teria se ferido na região do tornozelo cerca de 15 dias antes de procurar o atendimento, enquanto trabalhava. Segundo a esposa, José não tomou o reforço da dose da vacina preventiva do tétano recomendada a adultos no intervalo de 10 anos.

“A família nos informou que eles tentaram inicialmente, os tratamentos caseiros com pomadas e no dia 1 de fevereiro, viram o trismo [contração dolorosa da mandíbula], que é um dos sinais sugestivos do tétano e procuraram o médico em Pinhão”. O corpo de José Antônio Lopes foi encaminhado à Central de Triagem de Guarapuava e liberado. O sepultamento será amanhã (9), às 10h, em Pinhão.

VACINAÇÃO PINHÃO

O enfermeiro responsável pela imunização em Pinhão, Samoel Ribeiro informou que em 2018 não houve casos da doença no município. Em Pinhão, a vacina está disponível na sala central de imunização, na sede da Secretaria de Saúde. O horário de funcionamento é das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30. Para se imunizar vacinar é preciso ter em mãos o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de vacinação.