sábado, abril 29, 2017

Brasil leva três ouros no primeiro dia do Pan-Americano; Rafaela Silva cai na estreia

Mesmo com uma equipe recheada de novatos, o Brasil terminou o primeiro dia na liderança do quadro de medalhas do Pan-Americano de judô, disputado no Panamá, e que vale pontos para o ranking mundial. 

Eric Takabatake (60kg), Eduardo Barbosa (73kg) e Jessica Pereira (57kg) foram campeões, enquanto Daniel Cergnin (66kg) e Yanka Pascoalino (63kg) ficaram com a prata. O país ainda levou um bronze, com Stefanie Koyama (48kg). Nesta categoria, o título ficou com a argentina Paula Pareto, campeã olímpica no Rio.

A campeã Rafaela Silva participou na categoria até 57kg, mas acabou eliminada na estreia. Ela perdeu para a cubana Anaylis Dorvigny no golden score. Outros brasileiros que não foram ao pódio: Lincoln Neves, em nono até 73kg e Tamires Crude em sétimo até 57kg.

Takabatake venceu na final da categoria até 60kg, por Waza-ari, o mexicano Lenin Preciado, terminando a campanha perfeita com quatro lutas e quatro triunfos. No peso até 52kg, Jessica Pereira, que não era nem cabeça de chave, derrotou a mexicana Luz Overa na decisão e levou o título. No peso até 73kg, Eduardo Barbosa venceu Eduardo Araujo na luta do ouro.

A Confederação Brasileira de Judô optou por não levar a equipe principal para a competição. Entre os que estiveram na Olimpíada do Rio, apenas Rafaela Silva lutou. Medalhistas olímpicos como Mayra Aguiar, Rafaela Silva e Sarah Menezes não foram convocados, assim como outros titulares, casos de Mariana Silva, Maria Portela, Charles Chibana e Rafael Buzacarini.

Neste sábado, será a vez dos pesos mais pesados: Millena Silva (70kg), Samanta Soares (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Eduardo Yudi Santos (81kg), Gustavo Assis (90kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Ruan Isquierdo (+100kg).