A primeira semana de setembro começou com instabilidades no tempo nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul e Noroeste do Paraná. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as chuvas e ventos fortes vão diminuir progressivamente e as temperaturas vão subir até esta quarta (3 de setembro). Na quinta (4), entretanto, uma frente fria trará mais chuva e queda das temperaturas na metade sul do Estado.
Na quarta-feira (3) as temperaturas sobem ainda mais em todo o Estado, chegando a 28°C na Região Metropolitana de Curitiba, e passando dos 30°C em boa parte do Paraná.
“As instabilidades podem atuar de forma isolada na divisa com Santa Catarina e também no Oeste e Noroeste do Estado, devido ao aquecimento diurno e também pela oferta de umidade nessas regiões”, explica Furlan.
A situação muda apenas na quinta-feira (4), devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do país, que deve trazer chuva até sexta (05) e queda nas temperaturas, principalmente na metade sul paranaense, com uma diferença de mais de dez graus nas máximas em poucos dias.
Furlan explica que uma frente fria é caracterizada por uma zona de convergência entre duas massas de ar de características distintas: massa de ar mais aquecido (seco ou úmido) e uma massa de ar mais frio (seco ou úmido).
“O ar quente fica situado na sua dianteira, enquanto na sua retaguarda temos o avanço do ar mais frio. No hemisfério sul as frentes frias se deslocam de oeste para leste e de sul para norte (do polo em direção ao trópico). Esses sistemas frontais, quando munidos de fluxo de umidade e calor e também de áreas de baixa pressão, favorecem a ocorrência de chuvas fortes e tempestades”, ressalta.
