quinta-feira, julho 31, 2025

Porto Barreiro - Prefeito Vanderlei anuncia 4.5Milhões para Renovação da Frota da Secretaria de Viação

                                                  

Laranjeiras do Sul - Homem tá trabalhando .....Prefeito Jaison Mendes mostra usinas fotovoltaicas em orgãos públicos

 

Goioxim - 17ª Festa do Colono foi um GRANDE SUCESSO , RECORDE de público e organização da gestão EDER da Balsa

             
Um momento de celebrar a força do nosso povo do campo, que constrói a história e o desenvolvimento do município. A 17ª edição da Festa do Colono trouxe cultura, tradição, alegria e união para toda a comunidade.

 Uma homenagem a quem planta, colhe e sustenta nossas raízes.

Quedas do Iguaçu - POPULAÇÃO fica espantada com a chegada da PATROLA AMARELA , foram ANOS de ESPERA !!

A Prefeitura de Quedas do Iguaçu, através da Secretaria de Transportes, segue avançando com importantes melhorias na área urbana do município.

Os serviços de nivelamento, cascalhamento e adequações nas vias fazem parte de uma ação estratégica que prepara o terreno para a chegada da tão sonhada pavimentação asfáltica, um investimento que representa mais qualidade de vida, segurança e dignidade para a população. 

É o cuidado com a cidade acontecendo passo a passo, até que o asfalto que nosso povo tanto merece se torne realidade.

Ex-policial militar condenado por matar a mulher é preso a pedido do Ministério Público do Paraná

Um ex-policial militar que foi condenado por homicídio cometido em 2005 e estava solto aguardando julgamento de recurso no Superior Tribunal de Justiça foi preso para início do cumprimento da pena, a pedido do Ministério Público do Paraná. O réu fazia parte de um grupo de elite da PM quando cometeu o crime – o assassinato de uma mulher com quem havia tido um relacionamento extraconjugal do qual nasceu uma menina.

Conforme a denúncia, o crime foi cometido na noite de 4 de março de 2005, quando o réu marcou um encontro com a mulher e a filha no Centro de Curitiba, supostamente para combinar o pagamento de pensão alimentícia para o sustento da criança, então com três anos. Entretanto, depois desse encontro, as duas desapareceram. O corpo da mulher, morta com um tiro na cabeça, foi encontrado cinco dias depois em uma cova rasa no município de Campina Grande do Sul, despido e coberto de cal (com o objetivo de dificultar a identificação do cadáver). A criança nunca foi encontrada.

Condenação – Em 16 de abril de 2009, o réu foi condenado pelo Tribunal do Júri de Curitiba a 18 anos de reclusão em regime inicial fechado, por homicídio qualificado pelo motivo torpe e pelo uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Após a condenação, a defesa do réu ingressou com diversos recursos, até o STJ.

Por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Crimes Dolosos Contra a Vida da capital, o MPPR requereu a determinação da execução da pena, com base em entendimento do Supremo Tribunal Federal firmado em outubro do ano passado, no sentido de que a condenação proferida pelo Tribunal do Júri exige imediato início do cumprimento da pena privativa de liberdade.

Em relação ao desaparecimento da criança, há outro processo em curso, por conta de denúncia apresentada pelo MPPR para responsabilizá-lo pelo possível homicídio da própria filha.

Processos 0000108-20.2005.8.16.0006 e 0002538-75.2024.8.16.0006

Prefeitura de Laranjeiras do Sul informa que a coleta de lixo reciclável está sendo realizada de segunda a sexta-feira




Laranjeiras do Sul - Vaga de emprego para Casal

  

Palmital - Prefeito prometeu emprego e ta cumprindo - VAGAS de emprego em Laranjeiras do Sul

                

                                       Vaga para GLOBOAVES em Laranjeiras do Sul 

Tarifas impostas pelos EUA: nota da Presidência do Senado

                 

Laranjeiras do Sul - CASA do SABOR , PREÇO BARATO e comida de qualidade , Rua XV de NOVEMBRO - centro da cidade !!

* Café da manhã

* Almoços livre e por kg 

* Marmitas

Contas das Sanepar podem ser pagas com cartões de crédito

A partir de agora, é possível pagar a fatura da Sanepar com cartão de crédito. Os clientes podem acessar o site da companhia e parcelar a fatura em até 12 parcelas, em três cartões diferentes. O processo de pagamento é totalmente digital. A página exige apenas login e senha, a partir de cadastro na Central de Segurança do Governo do Paraná ou no Gov.br – plataformas dos governos estadual e federal que garantem a identificação do cidadão que acessa serviços digitais.

Inicialmente o pagamento com cartão de crédito está disponível apenas para pessoas físicas, ou seja, matrículas cadastradas no CPF. Num segundo momento, o serviço será estendido também para titularidades de pessoas jurídicas, com matrículas vinculadas ao CNPJ. Pessoas físicas e jurídicas têm hoje a facilidade do pagamento na modalidade pix.

É importante que o cliente saiba que os pagamentos com cartão de crédito têm taxas cobradas pela administradora. Os encargos normalmente cobrados pela Sanepar referente a pagamentos em atraso, como juros e multa, serão lançados na próxima fatura.

Laranjeiras do Sul - Programação da festa religiosa do Senhor Bom Jesus de campo Mendes

                   

Chegou o Quinta da Padaria , Economia quentinha saindo do forno! Só hoje no Mariano Atacadista Laranjeiras do Sul

                




INSS convoca 500 novos peritos médicos e promete reduzir filas; Guarapuava será contemplado

Após 15 anos sem concurso público, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o reforço no atendimento das perícias médicas com a nomeação de 500 novos peritos médicos federais aprovados em seleção do Ministério da Previdência Social. O anúncio foi oficializado nesta quarta-feira (30 de julho), com a publicação dos nomes dos primeiros 250 profissionais no Diário Oficial da União.

O objetivo é reduzir as filas e agilizar o atendimento, especialmente nas regiões com maior demanda por perícias. Ao todo, 235 municípios serão beneficiados nesta fase.

As regiões Norte e Nordeste concentram o maior número de novos profissionais. São 88 peritos no Norte, com aumento de 46,56% na capacidade de atendimento, e 268 peritos no Nordeste, com incremento de 36,31%.

Já o Centro-Oeste terá aumento de 28%, enquanto Sudeste e Sul, onde o número de peritos é maior, terão reforços mais modestos: 5,2% e 2,7%, respectivamente.

PARANÁ

No Paraná, oito cidades receberão novos peritos: Campo Mourão, Cianorte, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Paranaguá, Paranavaí e Umuarama.

Os profissionais nomeados nesta primeira etapa devem tomar posse já em agosto.

Prefeito e Vice do Paraná tem DIPLOMAS CASSADOS por abuso de poder econômico e Compra de Votos

Trata-se de ação por captação ilícita de sufrágio, com pedido de tutela de urgência, proposta por JEAN CARLOS CARDOSO em face de RENI KOVALSKI, SANDRA GHEDIN TURMINA, NEUDIR ANTONIO GIACHINI e FELIPE TURMINA.

AÇÃO: Após uma ação de investigação judicial eleitoral movida por JEAN CARLOS CARDOSO, a Justiça Eleitoral do Paraná, condenou nesta quarta-feira (30.JUL.2025), o Prefeito e a Vice-Prefeita eleitos de Cruzeiro do Iguaçu nas eleições municipais de 2024. A cassação dos mandatos foi por abuso de poder econômico e compra de votos durante as eleições de 2024.

SUFRÁGIO: De acordo com a ação, as investigações apontaram que Narra a inicial, em síntese, que Neudir Antonio Gianchini, coordenador de campanha eleitoral dos candidatos aos cargos de prefeito e vice, respectivamente, Reni Kovalski e Sandra Ghedin Turmina, com conhecimento e anuência dos candidatos, praticou atos de captação ilícita de sufrágio, consistente na compra de votos da pessoa de Silvana Aparecida Pinto de Lima, mediante o pagamento de IPVA dela, em troca do voto dela nos candidatos-réus e oferecimento de vantagem para Geni Ianowski Campos de Oliveira e sua família, consistente em oferta de emprego para o filho, como menor aprendiz.

A JUSTIÇA: Narrou também que o representado Felipe Turmina, sobrinho da requerida Sandra, também atuou na compra de votos para favorecer os requeridos, conforme comprovante de PIX, no valor de R$ 500,00, feito em favor de Everton Felizardo de Medeiros, sendo que a compra de voto teria sido confirmada pela mãe de Everton, conforme declaração juntada aos autos.

Por que o prefeito e a vice fotam condenados juntos?

CHAPA: O Prefeito RENI KOVALSKI, SANDRA GHEDIN TURMINA foram denunciados e condenados porque, nas eleições majoritárias (como para Prefeito e Vice-Prefeito), a chapa é considerada indivisível. Isso significa que qualquer infração eleitoral cometida por um dos candidatos beneficia automaticamente o outro.

JURISPRUDÊNCIA: No caso de RENI KOVALSKI, embora a compra de votos tenha sido diretamente praticada por terveiros, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem jurisprudência consolidada de que, quando há cassação por irregularidades como captação ilícita de sufrágio, a punição se estende a toda a chapa. Isso ocorre porque ambos os candidatos foram eleitos juntos e, portanto, compartilham os efeitos da decisão.

BENEFÍCIOS: Além disso, a Súmula 38 do TSE estabelece que, "nas ações que visem à cassação de registro, diploma ou mandato, há litisconsórcio passivo necessário entre o titular e o respectivo vice da chapa majoritária". Em outras palavras, mesmo que não haja provas de que o Prefeito participou ativamente da compra de votos, ele se beneficiou da conduta ilícita e, por isso, é incluído na ação e deve ter o diploma cassado com a Vice-Prefeita.

Projeto de lei quer autorizar pesca de espécie proibida no Rio Iguaçu

O deputado estadual Goura (PDT) propôs projeto de lei que autoriza a pesca, o abate e o transporte do peixe Dourado nas bacias hidrográficas do Rio Iguaçu e do Atlântico Sudeste. O objetivo é fazer o controle ambiental dessa espécie predadora e a preservação da ictiofauna (conjunto das espécies de peixes de uma determinada região) endêmica das referidas bacias.

O projeto de lei 516/2025 altera a Lei 19.789/2018, que dispõe sobre a proibição da captura, do embarque, do transporte, da comercialização, do processamento e da industrialização do peixe da espécie Salminus brasiliensis ou Salminus maxillosus, o peixe Dourado.

Conforme justificativa do projeto, o Dourado é nativo da bacia do Rio Paraná, mas não das bacias do Atlântico Sudeste e do Iguaçu, o que o torna uma espécie predadora nessas localidades.

Como espécie predadora, ele se alimenta de peixes menores, a exemplo do Lambari, incluindo espécies nativas e endêmicas, aumentando ainda mais as ameaças de extinção.

“Por isso, o Dourado deve ter sua pesca incentivada como forma de abate nas bacias onde ele não ocorre naturalmente. A lei em vigência impede o seu abate e, portanto, sua proliferação nesses locais vem causando um sério desequilíbrio ambiental”, argumentou Goura.
Bacia do Rio Iguaçu

Segundo estudos científicos citados na justificativa do projeto apresentado, a bacia do Rio Iguaçu é considerada um dos principais centros de biodiversidade de peixes do mundo, com 70% das espécies consideradas endêmicas e mais de 20% das espécies descritas listadas sob algum nível de ameaça na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), bem como diversas espécies ainda não descritas.

A bacia do Iguaçu possui muitas espécies endêmicas (que ocorrem naturalmente apenas nesta região), não sendo encontradas em nenhuma outra bacia do mundo. Ou seja, sua extinção local significa a extinção da própria espécie.

Segundo os estudos, a bacia do Iguaçu abriga 93 espécies nativas, das quais 13 ainda não foram classificadas.

A explicação científica para esse alto endemismo é que a formação das Cataratas do Iguaçu e de outras quedas d’água ao longo da bacia desencadeou um processo conhecido na biologia como vicariância, no qual populações de peixes foram isoladas. Algumas permaneceram acima das quedas (na parte superior da bacia), enquanto outras ficaram abaixo.

Alterações propostas

A lei em vigor veda, pelo prazo de oito anos, a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização do Dourado em todo o Paraná, ressalvada a modalidade “pesque e solte”.

A proposta apresentada permite a pesca, o abate e o transporte dessa espécie nas bacias do Rio Iguaçu e Atlântico Sudeste durante o ano todo, e proíbe o incentivo, a promoção ou a realização de atividades de pesca esportiva na modalidade “pesque e solte” do Dourado nas referidas bacias hidrográficas, bem como a introdução ou reintrodução da espécie nesses locais.

Além disso, acrescenta que, na modalidade “pesque e solte”, a soltura deverá ser feita no mesmo local e imediatamente após a captura, obedecendo aos manejos adequados.

“Ou seja, a atual legislação sobre o tema está na contramão das ações estaduais e federais de combate a espécies não nativas. Nesse sentido, entendemos que as políticas ambientais do Estado do Paraná devem ter como objetivo a proteção de espécies nativas e o combate às não nativas, por isso apresentamos essa proposta de alteração da Lei 19.789/2018”, argumentou o deputado Goura.
Carta ao IAT e Notícia de Fato ao MPPR

O pesquisador Iago Geller, juntamente com outros pesquisadores especialistas, como o doutor Jean Ricardo Simões Vitule, da Universidade Federal do Paraná, encaminhou Carta Aberta de Repúdio ao Instituto Água e Terra (IAT), em 30 de abril de 2025, na qual apontam a redação errônea e a generalização das normas na Portaria 223, de 28 de abril de 2025, do IAT, e da Lei 19.789/2018.

Em 12 de maio de 2025, os pesquisadores protocolaram Notícia de Fato no Ministério Público do Paraná (MPPR), na qual solicitam a “apuração da legalidade, bem como a revisão dos dispositivos normativos estaduais que estejam em desacordo com os princípios da proteção da biodiversidade, da gestão por bacias hidrográficas e do controle de espécies exóticas invasoras”.

Promoção no Restaurante Redecon, marmita média por 15,00 e a pequena 12,00, venha aproveitar!!!

 

quarta-feira, julho 30, 2025

Projeto recoloca município e estado nas placas de carros

Projeto de Lei 3214/23 determina que as placas veiculares informem o município e o estado no qual o veículo está registrado, bem como a bandeira da unidade da Federação.

Já aprovado pelo Senado Federal, o texto altera o Código de Trânsito Brasileiro e está em análise na Câmara dos Deputados. Caso se transforme em lei, a norma entrará em vigor após um ano da sua publicação.

O autor do projeto, senador Esperidião Amin (PP-SC), argumenta que a presença da informação sobre o estado e o município em que um veículo está registrado ajuda o trabalho de fiscalização para que as autoridades policiais e de trânsito consigam identificar com facilidade a origem de um veículo em situações como infrações de trânsito, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao veículo.

PRÓXIMOS PASSOS

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, tem que ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Prazo para regularização de áreas de plantio nas margens de rodovias vai até 22 de agosto

Proprietários de terrenos com plantio localizados nas margens das rodovias sob concessão da EPR Litoral Pioneiro têm até o dia 22 de agosto para iniciar o processo de regularização das ocupações junto à empresa e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A medida, que não gera custo aos proprietários, é necessária para que a concessionária determine as áreas onde são realizados trabalhos de conservação na faixa de domínio.

As propriedades cadastradas junto à EPR Litoral Pioneiro terão o plantio mantido pela concessionária, porém com um recuo de 4 metros a partir da rodovia. Nesta área estão localizados dispositivos essenciais para o funcionamento da malha rodoviária, como sistemas de drenagem e sinalização vertical e horizontal, que recebem conservação periódica e devem ficar livres de vegetação.

Já os terrenos cujo processo de regularização não for iniciado até o prazo estipulado serão desocupados e irão receber trabalhos de conservação, especialmente de roçada, nas áreas de plantio dentro da faixa de domínio sob responsabilidade da concessionária.

COMO REGULARIZAR A ÁREA

O pedido de regularização das propriedades deve ser feito pela plataforma SisDemanda, disponível no link https://faixadominio.eprlpioneiro.com.br/login, mediante seleção do objetivo “Permissão para plantio”. É preciso criar uma conta no sistema, que é disponibilizado gratuitamente pela concessionária.

Estado retoma vacinação nas escolas e reforça importância da carteirinha em dia

Com o retorno dos estudantes às salas de aula das redes pública e privada de ensino, o Governo do Estado reforça que a vacinação no ambiente escolar, iniciada em abril deste ano, continua. A força-tarefa, por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa), tem por finalidade atualizar as carteiras de vacinação dos alunos e reforçar a proteção contra diversas doenças.

A meta é atingir as coberturas vacinais para Influenza, febre amarela e Covid-19 e, ainda, o resgate para a vacina HPV. Os alunos também poderão atualizar outras vacinas, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite e DTP. Elas previnem, entre outras doenças, coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.

“O retorno das aulas significa grande concentração de crianças e adolescentes nesse ambiente, sendo que existe um maior risco de transmissão de doenças. Por isso, a vacinação é uma medida fundamental de proteção individual e coletiva, contribuindo para a segurança de todos”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Desde o início da ação foram aplicadas 126.844 doses de imunizantes e avaliadas 246.530 carteirinhas de vacinação, sendo 1.090 em unidades da rede estadual e 85 na rede privada.

Laranjeiras do Sul - Escola do Trabalhador 4.0 oferece 134 cursos gratuitos e online para qualificação profissional

A população de Laranjeiras do Sul tem agora uma excelente oportunidade para se qualificar de forma gratuita e totalmente online. 

        A plataforma Escola do Trabalhador 4.0, uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Secretaria de Qualificação e Renda, está com 134 cursos disponíveis nas áreas de tecnologia da informação, produtividade e finanças.

Entre as capacitações disponíveis, estão cursos como:
Introdução à Programação
Excel Básico e Avançado
Segurança da Informação
Marketing Digital
Educação Financeira
Análise de Dados com Power BI
Lógica de Programação
Soft Skills no Mundo do Trabalho

Os cursos são acessíveis a qualquer pessoa com acesso à internet, não exigem experiência anterior e podem ser realizados no próprio ritmo do aluno. Essa iniciativa visa ampliar o acesso ao conhecimento, fomentar o empreendedorismo e preparar trabalhadores para os desafios do mercado atual.

A gerente da Agência do Trabalhador de Laranjeiras do Sul, Eliane Ruths Demétrio, destaca a importância da plataforma. “Hoje a Escola do Trabalhador 4.0 oferece uma página com todo o processo de cadastro e inscrição bem explicadinho. São cursos gratuitos, interessantes e todos online. Quem tiver interesse, pode nos procurar na Agência que ajudamos no acesso e na inscrição”.
Acesse: escoladotrabalhador40.tawk.help

Quem precisar de mais informações, pode se dirigir pessoalmente até a Agência do Trabalhador ou mandar mensagem no WhatsApp 42 36351038.

Vem aí a FENAFEP 2025 - XIV Festa Nacional do Feijão Preto em Prudentópolis

 

Vem aí a FENAFEP 2025 - XIV Festa Nacional do Feijão Preto e você e sua família são nossos convidados especiais!

Venha curtir shows, gastronomia, cultura e muitas atrações para todas as idades.
De 15 a 17 de agosto em Prudentópolis
Local: Centro de Eventos Terra das Cachoeiras Gigantes – BR 373
Prepare-se para três dias de muita animação com:

Concurso Rainha Fenafep 2025
Apresentações Culturais
Diversos Expositores e Atrações
Muitas Opções de Gastronomia
Diversão e Entretenimento para Todas as Idades!
Esportes Off-Road

A maior feijoada do mundo (almoço de sábado)

Shows gratuitos:
Bruno & Marrone (sexta, 15/08)
Trio Parada Dura (sábado, 16/08)

Uma grande estrutura com praça gastronômica, feira, cultura, esporte e lazer para todos!

Prefeito de Ivaiporã é intimado pelo TCE para se manifestar a respeito da irregularidade na prestação de contas do exercício de 2024

 


Governo Federal propõe obtenção de CNH sem autoescola

Ter uma carteira de motorista não significa apenas ter a permissão para dirigir. A obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está diretamente ligada ao acesso ao primeiro emprego, à mobilidade e à qualificação para atividades profissionais que vêm crescendo, como entregadores e motoristas de aplicativo

Mas, com um valor que ultrapassa fácil os R$ 3 mil, para muitos brasileiros a CNH é algo inacessível. Prova disso é que, atualmente, cerca de 40 milhões de brasileiros estão em idade legal para dirigir, mas muitos ainda não possuem habilitação, em grande parte devido ao alto custo do processo atual.

Cenário que pode mudar com o projeto desenvolvido pelo Ministério dos Transportes, que prevê suspender a obrigatoriedade de frequentar Centro de Formação de Condutores (CFC), também conhecidos como autoescolas, para obter a CNH nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio).

O novo modelo pode reduzir o custo do documento em até 80%. Ainda sob análise da Casa Civil, o projeto, quando aprovado, será regulamentado por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece as normas do sistema de trânsito brasileiro.

“Isso vai ser produtivo para o Brasil, vai incluir as pessoas, porque dentro do recorte há outras exclusões ainda mais cruéis. Por exemplo, se a família tivesse o dinheiro para tirar só uma carteira, e como tirar uma custa em torno de R$ 3 a R$ 4 mil, ela escolhe tirar só do homem e muitas vezes a mulher fica inabilitada, excluída, justamente por essa condição. Então a gente precisa criar um ambiente para que as pessoas tenham condição de se formalizar, de serem incluídas”, defende o ministro dos Transportes.

O objetivo é democratizar o acesso à habilitação, gerar oportunidades e aumentar a segurança no trânsito. Para se ter uma ideia, 45% dos proprietários de motocicletas e outros veículos de duas rodas, pilotam sem possuir CNH. Já na categoria B, 39% dos proprietários de veículos de passeio dirigem sem habilitação.

O projeto, que já foi concluído pelo Ministério dos Transportes, agora aguarda a aprovação da Casa Civil da Presidência da República para ser implementado.

Prefeito Douglas Fabricio de Campo Mourão reajusta suas próprias DIÁRIAS

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Campo Mourão, um decreto que reajusta as diárias do prefeito, da vice-prefeita e dos secretários municipais, com base no IPCA acumulado de outubro de 2022 a setembro de 2024.

Agora, quando saírem para compromissos dentro do Paraná, o prefeito e a vice vão embolsar R$ 862,54 por dia, antes eram “modestos” R$ 785,27. Para viagens fora do Estado, o valor salta de R$ 966,48 para R$ 1.061,58.

Já os secretários não ficam muito atrás: passam a receber R$ 759,03 (dentro do Estado) e R$ 934,19 (fora).

Com a inflação apertando para uns e afrouxando para outros, pelo menos o gabinete municipal não passará aperto na hora do check-in.

Virmond - Prefeito Fernando Mierzva já entrega uma RETROESCAVADEIRA 0KM para município

 

Aproveite a Quarta do Frango no Mariano Atacadista em Laranjeiras do Sul , e leve qualidade pra sua mesa pagando menos!


Candói - Prefeito Dino realiza lançamento do ''PROGRAMA CAMPO FORTE '' 2025/26


A cerimônia, que aconteceu no Centro Cultural Ucraniano, contou com a participação de diversas autoridades e também de produtores rurais de Candói.

O projeto, que é de autoria do Executivo e iniciado em 2021, já é grande sucesso e beneficiou diversas famílias do nosso município, e consiste em disponibilizar insumos para o plantio de um alqueire de milho para cada família. Isso equivale a três sacas de sementes de milho, além de adubo e ureia proporcional à área a ser cultivada.

O Programa está em sua quinta edição e vai além do aspecto agrícola, pois abarca também a questão social, haja vista que prioriza o pequeno agricultor da cidade, sobretudo aquele menos favorecido, que pretende prosperar no campo.

Os resultados positivos entregues pelo programa são evidentes e estão demonstrados nos relatórios disponíveis pela Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, onde afirma que Candói cresceu, a partir do ano de 2021 em relação do Valor Agregado no setor da Agropecuária, muito além do crescimento médio de todo o estado do Paraná.

Além disso, com base nos dados disponibilizados pela Secretaria de Agricultura do município, é possível afirmar que o programa devolve para a economia local aproximadamente 5 vezes o valor investido.

Rio Bonito do Iguaçu - O DINHEIRO já foi , mas o asfalto AFINOU !! Asfalto da comunidade Arapongas ...

                                               

Goioxim - Prefeito Eder da Balsa com lideranças do Assentamento Wagner , assinam contrato para construção de 42 casas habitacionais rural na comunidade

                                              

Redecon Supermercado , agora está operando com ENERGIA LIMPA

 

Após anos de FORA , Prefeito Jaison Mendes coloca Laranjeiras do Sul oficialmente ao Mapa do Turismo Brasileiro NOVAMENTE

Após muitos anos, Laranjeiras do Sul conquistou novamente seu lugar no Mapa do Turismo Brasileiro, agora com certificado reconhecido pelo Ministério do Turismo.

Essa é uma conquista importante para o município e para toda a população, pois garante a inclusão da cidade em políticas públicas específicas para o setor, acesso a recursos federais para obras de infraestrutura turística e oportunidades de qualificação profissional.

De acordo com o Ministério do Turismo, “estar no Mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local, trazendo uma série de benefícios”.

Mais um passo importante para fortalecer a economia, valorizar nossas belezas e tradições, e criar novas oportunidades para todos.

Tragédia e mistério na BR 277 em Guarapuava

Uma jovem de 20 anos morreu subitamente dentro de um restaurante às margens da rodovia em Guarapuava, e o que parecia um mal súbito revelou um esquema internacional de contrabando.

📍 Era noite de terça-feira (29), por volta das 22h30, quando equipes do SAMU foram chamadas para socorrer a mulher que havia passado mal no Restaurante Panorâmico.
Mesmo com o atendimento de duas equipes médicas, ela não resistiu.

Mas o que os socorristas encontraram chocou a todos. 

👮‍♂️ Ao examinar o corpo, os profissionais perceberam dezenas de pacotes colados ao abdômen da vítima. Dentro deles? Nada menos que 26 iPhones.
A suspeita: ela atuava como “mula”, transportando os eletrônicos ilegalmente.

Além dos celulares, a bagagem da jovem continha bebidas importadas sem nota fiscal, o que reforça a hipótese de descaminho — prática criminosa de importar produtos sem pagar impostos.

🕵️‍♀️ A Polícia Científica, a Civil e a Federal foram acionadas. O corpo foi levado ao IML de Guarapuava.

O Canil do 16º BPM, com apoio do cão K9 Rafiki, fez buscas no entorno, mas nada mais foi encontrado.

terça-feira, julho 29, 2025

Governador do Paraná autoriza a promoção de policiais penais

Com objetivo de valorizar os profissionais das forças de segurança do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (28) o Decreto 10.725/2025 , que autoriza a promoção de 627 policiais penais do Estado. As promoções, por critérios de merecimento, passam a valer a partir da publicação do decreto no Diário Oficial.

A medida reconhece o trabalho dos servidores do Quadro Próprio da Polícia Penal do Estado do Paraná, que atuam no sistema prisional garantindo a ressocialização das pessoas privadas de liberdade e a segurança do restante da população. O processo beneficia servidores ativos que atendem os critérios para a promoção definidos pela Lei Complementar 245/22.

As promoções atingem servidores de diferentes classes na corporação. Do total, 10 policiais penais foram promovidos para classe I, 45 para classe II, 29 para classe III, 12 para classe IV, 8 para classe V, 409 para classe VI, 10 para classe VII, 7 para classe VIII, 92 para classe IX, 2 para classe X e 3 para classe XI.

Laranjeiras do Sul - Vereadores convocam EX PREFEITO BERTO SILVA para ESCLARECIMENTOS das contas de 2023 da prefeitura

Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, e mesmo estando em recesso, se reuniram na manhã desta terça-feira, 29, onde oficialmente convocaram o ex-prefeito Berto Silva, para uma oitiva, que ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 1º de agosto, às 10 horas, na sala de reuniões da Câmara.

CONVOCAÇÃO 

A convocação faz parte da análise das contas do exercício financeiro de 2023, encaminhadas pelo Tribunal de Contas do Estado. O ex-prefeito terá a oportunidade de prestar esclarecimentos diretamente à Comissão ou, caso prefira, apresentar manifestação por escrito, desde que protocolada até o horário marcado para a oitiva.

Virmond - Campanha do Agasalho é realizado com carinho , respeito e solidariedade

Campanha do Agasalho 2025

Com carinho, respeito e solidariedade, estamos entregando conjuntos de agasalho novos e de qualidade para quem mais precisa.

Mais do que roupas, estamos levando dignidade, conforto e um abraço quentinho nesse inverno.

Essa ação reforça nosso compromisso com o bem-estar da nossa comunidade.
Juntos, fazemos a diferença!
                     

                       

Laranjeiras do Sul - Prefeito Jaison Mendes recebe comissão responsável pela Festa de Nossa Sra Aparecida

Na manhã desta terça-feira (29), o prefeito Jaison Mendes recebeu a comissão responsável pela tradicional Festa em honra à Nossa Senhora Aparecida, que ocorre anualmente no dia 12 de outubro.

Durante a visita, foram discutidas parcerias e demandas relacionadas à organização do evento, que é uma das celebrações mais importantes da comunidade católica de Laranjeiras do Sul.

A programação da festa contará com missas, almoço festivo, bingos e diversas atrações para toda a família.

Prefeito afastado de Mato Rico pode estar foragido, após a expedição de um novo mandado de prisão com data de 26/07/2025

         



Casa Rural de Laranjeiras do Sul , tem ofertas para mês de JULHO



Laranjeiras do Sul - Prefeitura quer inovar com projetos voltados a Tecnologia e apoio a entidades do município

Nesta semana, o Diretor-Geral da Secretaria de Educação, Mauricio Osciany, o Diretor do Departamento de Tecnologia e Inovação, Helder Rocha Loures, e o assessor Lucas Boeira visitaram o HUBi, a incubadora de empresas de tecnologia de Quedas do Iguaçu.

O HUBi é mantido pela Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu (ACIQI) e tem como foco apoiar projetos inovadores e jovens empreendedores com ideias transformadoras.

O objetivo da Prefeitura de Laranjeiras do Sul é desenvolver uma iniciativa semelhante por meio do nosso Departamento de Tecnologia e Inovação, criando uma incubadora local, com apoio de entidades governamentais, sociedade civil e, principalmente, dos talentos jovens da nossa cidade.

Essa é só a primeira de várias visitas e agendas que a equipe está realizando em busca de inspiração e modelos de sucesso em cidades como Guarapuava, Cascavel e Curitiba.

Laranjeiras do Sul vai entrar de vez na rota da inovação!