domingo, agosto 31, 2025

Laranjeiras do Sul - Acidente fatal envolvendo carro e carreta na BR-277

Um motorista morreu em uma colisão frontal entre um Volkswagen Gol e uma carreta na BR-277, no fim da manhã deste domingo (31). O acidente ocorreu por volta das 11h45, no km 459, trecho entre os municípios de Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras, na região central do Paraná.

De acordo com informações iniciais, o condutor do Gol não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para registrar a ocorrência e deve confirmar oficialmente a identidade da vítima.

Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e demais autoridades foram mobilizadas para o atendimento da ocorrência. Os trabalhos no local incluem o auxílio às vítimas, a remoção dos veículos e a liberação da pista.

As causas do acidente ainda serão apuradas

Cascavel - Venda de Galinha entre Vizinhos termina em SEXO e PM é acionada no Paraná

Um episódio inusitado marcou a madrugada da última quinta-feira (28) no reassentamento de São Salvador, distrito de Cascavel. O que começou como uma negociação de uma galinha entre vizinhos idosos acabou em confusão, agressões e prisão.

De acordo com a Polícia Militar (PM), um homem (65 anos) foi até a casa de sua vizinha, com quem já havia desentendimentos anteriores. A mulher possui medida protetiva contra ele desde o ano passado, mas mesmo assim o idoso esteve na residência.

A situação tomou outro rumo quando os filhos da idosa chegaram ao local e encontraram os dois na cama. Revoltados, os familiares agrediram e amarraram o homem até a chegada da PM.

A idosa, que faz uso de medicamentos controlados, teria consentido a presença do vizinho em sua casa. Esse detalhe será fundamental para o desenrolar do caso, que agora está nas mãos da Polícia Civil (PC). O delegado deverá decidir se a ocorrência será enquadrada como abuso de vulnerável ou apenas como vias de fato.


Dois foragidos da Justiça são capturados em Guarapuava no mesmo dia

Polícia Militar de Guarapuava cumpriu dois mandados de prisão em menos de quatro horas nesse sábado (30 de agosto), reforçando o combate à criminalidade na região. As ações ocorreram durante patrulhamentos de rotina nos bairros Santa Cruz e Vila Karen.

O primeiro caso foi registrado às 11h30, no bairro Santa Cruz, quando a equipe policial reconheceu um jovem de 22 anos, já conhecido das autoridades por possuir mandado judicial em aberto. Ele foi imediatamente abordado e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Já no período da tarde, por volta das 14h50, durante rondas na Vila Karen, os policiais identificaram outro homem, de 33 anos, também com mandado de prisão expedido pela Justiça. O suspeito foi detido e igualmente levado à delegacia.

Ambas as capturas fazem parte da rotina de policiamento ostensivo, que tem como objetivo aumentar a sensação de segurança da população e retirar das ruas indivíduos procurados pela Justiça.

Setembro continua com conta de luz mais cara e bandeira vermelha

As contas de energia elétrica permanecem com acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nessa sexta-feira (29 de agosto) que será mantida a bandeira vermelha patamar 2 devido à necessidade de acionamento de usinas termelétricas. 

Segundo a Aneel, o uso maior de térmicas é necessário por causa da falta de chuvas nos reservatórios das usinas hidrelétricas. 

“As atuais condições de afluência dos reservatórios das usinas, abaixo da média, não são favoráveis para a geração hidrelétrica. Em consequência, há necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, com elevados custos de geração, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro”, explicou a agência.

Em junho e julho, a bandeira tarifária esteve vermelha e, em agosto, passou para vermelho patamar 2. 

BANDEIRAS TARIFÁRIAS

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. 

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Você acreditaria se eu dissesse que um abraço pode decidir a eleição de 2026?

Nos bastidores, já se fala em uma possível chapa Tarcísio + Ciro.

De um lado, Tarcísio representa gestão e força no Sudeste.

Do outro, Ciro soma discurso e peso no Nordeste.

🔑 No meio disso tudo, o Centrão costura a engrenagem com:
✔️ Fundo eleitoral
✔️ Prefeitos como cabos eleitorais
✔️ Tempo de TV
✔️ Barganhas políticas
📌 O manual é sempre o mesmo:
➡️ Concentrar fundo e TV
➡️ Transformar prefeitos em cabos eleitorais

Será que esse “abraço” pode mudar o rumo do Brasil em 2026

O curso on-line sobre assédio moral e sexual já está disponível. O certificado também é gratuito. Acesse: saberes.senado.leg.br

              

Laranjeiras do Sul - CASA Grill , AQUI tem o verdadeiro CHURRASCO

 

Laranjeiras do Sul - Proprietário da REDECON SUPERMERCADO foi preso por RECEPTAÇÃO de mercadoria furtada , inquérito está na justiça

          Proprietário da Redecon Supermercado foi preso por RECEPTAÇÃO de mercadoria furtada , há algumas semanas atrás , a equipe da Policia Civil após investigação conduziu 02 elementos acusados de apropriação indevida de produtos , o qual por sua vez segundo os meliantes teria sido revendido em comércio local , segundo B.O os produtos estavam sendo revendidos pela empresa acima citada. 

A Policia Civil chegou ao Supermercado e pode constatar a veracidade dos fatos , o advogado da empresa foi acionado , e por sua vez compareceu a 2ªSDP juntamente com proprietário do MERCADO , o delegado teve que dar  voz de prisão ao empresário , como determina a LEI , pelo crime de receptação. 

O inquérito está a disposição da justiça , no qual o proprietário da Redecon terá que responder por seus atos.

Fontes/B.O Policia Civil 

Polícia Civil intensifica combate ao bullying com as delegacias especializadas

Secretaria da Segurança Pública do Paraná tem ampliado o enfrentamento ao bullying e ao cyberbullying por meio de delegacias especializadas e ações de conscientização em escolas. Em Curitiba, a Delegacia do Adolescente é uma das frentes de atuação.

O cyberbullying é a prática no ambiente virtual quando o agressor tira da vítima a chance de escapar dos ataques. Ele acontece nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. “Cada adolescente que atendemos traz um tipo de bullying e os sofrimentos psicológicos são semelhantes”, explica o psicólogo da Delegacia do Adolescente, agente de polícia judiciária, Leonel Rodrigues. Segundo ele, as consequências das duas modalidades podem ser a instabilidade emocional das vítimas, preocupação e estado de alerta, além da perda do interesse em atividades sociais.

Desde o ano passado, o bullying e o cyberbullying passaram a ser tipificados como crimes no Código Penal, artigo 146-A. A nova legislação prevê responsabilização e aplicação de medidas socioeducativas a adolescentes envolvidos nessas práticas. A Lei 14.811/2024 classifica o bullying como intimidação sistemática com violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação.

Ele pode ocorrer por insultos, ameaças, ataques físicos, comentários pejorativos ou apelidos de maneira rotineira, como perseguição, muito diferente de uma brincadeira ou um desentendimento comum. Os infratores estão sujeitos a multas, no caso de bullying; e penas de dois a quatro anos de reclusão (e multa) para o cyberbullying.

PCPR NA COMUNIDADE

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio do programa PCPR na Comunidade, promove palestras e orientações a estudantes, pais e professores, com foco na identificação precoce de agressões sistemáticas. Criado em 2019, o Programa tem o objetivo de aproximar a população das ações da Polícia Civil e da SESP.

As palestras nas escolas buscam romper o silêncio em torno de crimes subnotificados, como o bullying e o assédio digital. Também orientam jovens sobre os limites legais da convivência nas redes sociais e no ambiente escolar. Desde 2022 já foram 74 escolas visitadas com palestras, 29 apenas este ano, com um público superior a 15.700 pessoas. As ações educativas da PCPR também envolvem articulação com a rede de proteção, que inclui áreas como educação, saúde e assistência social.

PALESTRAS

O delegado-chefe do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nuciber), José Barreto, participa das palestras abordando bullying e cyberbullying. “Mostramos aos alunos o trabalho da Polícia Civil, o que é investigado e, principalmente, as consequências desses atos. Também reforçamos que a polícia está disponível aos adolescentes e suas famílias, caso estejam passando por essa violência”, afirma.

COMO SOLICITAR

Escolas interessadas em receber as palestras devem enviar e-mail para o setor de Comunicação Social da Polícia Civil do Paraná: comunicacao@pc.pr.gov.br. Mais informações estão disponíveis AQUI.

PREVENÇÃO

Os cuidados com o bullying e o cyberbullying podem ser feitos com atenção a sinais que se mostram em casa e na escola. Pais, professores e os próprios adolescentes devem estar atentos.

Para os pais valem os cuidados :

- Verificar as redes sociais dos filhos e que nicknames eles adotam.
- Quem os filhos adicionam nas redes sociais e nos jogos on-line e os contatos dos aplicativos de mensagem.
-O que buscam os adolescentes na internet e quais sites acessam.
- Sempre conversar abertamente com os filhos sobre os riscos na internet.

Os adolescentes devem seguir algumas recomendações :

- Não adicionar contatos que não conheçam.
- Nunca divulgar fotos íntimas.
- Manter privados os perfis nas redes.
- Se identificar sinais de bullying, mostrar aos pais, dar print nas mensagens e levar à delegacia mais próxima de casa. Em Curitiba, podem ser acionados a Delegacia do Adolescente e o Nuciber.
- Bloquear o agressor.

As escolas também devem estar preparadas :

- Observar atenciosamente o comportamento dos adolescentes.
- Notar se há mudanças nos comportamentos dos estudantes.
- Promover palestras e trabalhos de conscientização entre a comunidade escolar.
- Procurar os pais de alunos agredidos e dos agressores para conversar sobre bullying e suas consequências.

As denúncias de bullying e cyberbullying podem ser feitas diretamente nas delegacias mais próximas, além do telefone 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar), 181 (Disque Denúncia) ou 100 (Disque Direitos Humanos). Também é possível fazer o Boletim de Ocorrência online pelo site da Polícia Civil.

Laranjeiras do Sul - Equipe da Patrulha Rural da 10ª CIPM desempenha um papel fundamental na segurança pública da região

                                             
 
A equipe da Patrulha Rural da 10ª CIPM desempenha um papel fundamental na segurança pública da região, atuando em áreas rurais e protegendo a comunidade.

Com sua presença constante, a Patrulha Rural ajuda a prevenir crimes, proteger propriedades e garantir a tranquilidade dos moradores. Além disso, a equipe trabalha em estreita colaboração com a comunidade, ouvindo suas necessidades e preocupações.

A 10ª CIPM reconhece a importância do trabalho da Patrulha Rural e agradece a dedicação e o compromisso de seus integrantes!

Operação Fecha Mês está cheia de ofertas que você não pode perder. Vem pro Mariano Atacadista em Laranjeiras do Sul e aproveite



Laranjeiras do Sul - Secretário Ivan Leguizamón participa de reunião com a Copel para alinhar obras e serviços

O secretário municipal de Obras, Ivan Leguizamón, participou de uma reunião com a Gerência da Copel de Laranjeiras do Sul. O encontro teve como objetivo alinhar ações, obras e serviços que estão em andamento e também os que estão programados para os próximos meses em nosso município.

O diálogo entre a Prefeitura e a Copel é fundamental para garantir que os trabalhos ocorram de forma organizada, trazendo melhorias na infraestrutura elétrica e contribuindo diretamente com o desenvolvimento da cidade.

Laranjeiras do Sul - Policiais fazem ARRASTÃO em ônibus e cumprem mandado de prisão

A equipe policial prestou apoio a Policiais Penais, juntamente com militares  estaduais, para efetuar abordagem a um ônibus de transporte interestadual, que
realizava a linha Ponta Grossa x Foz do Iguaçu, no qual havia informação da presença de um indivíduo com mandado de prisão em aberto, com base no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006.

Durante a ação, o homem foi localizado em uma das poltronas e, após confirmação do mandado, foi dada voz de prisão. O indivíduo foi conduzido ao DEPEN de Laranjeiras do Sul para as providências cabíveis.

Laranjeiras do Sul - Quadrilha tenta roubar CARGA de Soja em Cooperativa , mas foram DETIDOS por funcionário e apoio da PM

Equipe policial foi acionada para atender uma ocorrência em uma cooperativa. Segundo relato do gerente, um motorista apresentou-se no local com um manifesto de transporte para carregamento de soja, utilizando um conjunto de cavalo mecânico e carreta. 

Durante o procedimento, o funcionário responsável pelo balanço desconfiou da autenticidade do motorista, pois suas características não correspondiam às da pessoa identificada na documentação apresentada.

 Diante da suspeita, a Polícia Militar foi acionada. No local, foi realizada abordagem e, após consulta à documentação do motorista, constatou-se que os dados não correspondiam à sua identidade verdadeira, configurando indício de falsidade ideológica. Também foram encontradas irregularidades nos sinais identificadores dos veículos, cujos chassis apresentavam divergências em relação às placas afixadas. 

O condutor relatou ter sido contatado via aplicativo de mensagens para realizar o transporte, sendo informado que o veículo estaria disponível em um posto de combustível na cidade de Porto Belo/SC, de onde seguiria para Laranjeiras do Sul para o carregamento da soja. Entretanto, a ação não teve sucesso. 

O veículo já estava carregado com soja quando as irregularidades foram constatadas. Documentação e pertences do motorista foram apreendidos para as providências legais. O veículo permaneceu estacionado nas dependências da cooperativa, sob responsabilidade do gerente, até a adoção das medidas
cabíveis.

sábado, agosto 30, 2025

Pix - Novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe

Banco Central (BC) publicou nesta quinta-feira (28 de agosto) uma resolução que altera as regras do Pix para melhorar o chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED). A mudança, anunciada em abril, facilita a devolução de recursos para vítimas de fraudes, golpes ou coerção.

A partir de 1º de outubro, o MED passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira. Todos os bancos participantes vão disponibilizar a funcionalidade no próprio ambiente Pix de seus aplicativos. Dessa forma, a transação poderá ser facilmente contestada, sem a necessidade de entrar em contato com a instituição financeira por meio das centrais de atendimento.

De acordo com o BC, o autoatendimento do MED dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, “o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”.

CONTAS

Outra mudança no MED, a partir da resolução publicada hoje, é que será possível fazer a devolução do dinheiro a partir de outras contas, e não apenas daquela utilizada na fraude. Até o momento, a devolução dos recursos pode ser feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores, em geral, retiram rapidamente os recursos da conta que recebeu o dinheiro e os transferem para outras. Dessa forma, quando o cliente faz a reclamação e pede a devolução, o mais comum é que a conta já esteja esvaziada.

Com os aprimoramentos, o MED vai identificar possíveis caminhos dos recursos. Essas informações serão compartilhadas com os participantes envolvidos nas transações e permitirão a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação, de acordo com o BC. Essa mudança estará disponível a partir de 23 de novembro, de forma facultativa, e se torna obrigatória em fevereiro do ano que vem.

“O BC espera que, com essa medida, aumente a identificação de contas usadas para fraudes e a devolução de recursos, desincentivando fraudes. O compartilhamento dessas informações impedirá ainda o uso dessas contas para novas fraudes”, esclarece o banco, em nota.

SOBRE O MED

Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).

Ministério Público do Paraná ajuizou ação civil pública contra uma faculdade da cidade que deixou de emitir de aproximadamente 400 diplomas de graduação.


Em Cornélio Procópio, o Ministério Público do Paraná ajuizou ação civil pública contra uma faculdade da cidade que deixou de emitir de aproximadamente 400 diplomas de graduação. A atitude viola normas de defesa do consumidor, já que a Portaria 1.095/2018 do Ministério da Educação (MEC) estabelece o prazo máximo de 60 dias, contados da data da colação de grau, para o fornecimento do documento.

Indenização | O MPPR também requer o pagamento pela instituição de danos morais coletivos no valor R$ 100 mil, a serem destinados para o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor de Cornélio Procópio, e o pagamento de indenização de R$ 5 mil para cada consumidor prejudicado.

Problemas | Na ação, o Ministério Público sustenta que os atrasos na emissão de diplomas têm sido registrados desde 2015 e que isso vem dificultando a inserção dos formandos no mercado de trabalho, entre outros problemas.

26 Policias Militares realizam Curso de Vistoriador Veicular em Guarapuava

Nesta ultima semana de agosto, 26 policiais militares do 16º BPM, 10ª CIPM (Laranjeiras do Sul) e 5ª CIPM (Cianorte) realizaram o Curso de Vistoriador Veicular ministrado pelo Professor Adilson do DETRAN/PR.

O curso tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre componentes essenciais dos veículos, e, principalmente, saber como identificar possíveis adulterações, clonagens e demais modificações criminosas que estão cada vez mais comuns.

O curso foi realizado na sede da CIRETRAN de Guarapuava e incentivado pelo 16º BPM.

Polícia Militar do Paraná: Nós Fazemos a Diferença!

16º Batalhão: Compromisso com a Segurança!

PR 466, entre Guarapuava e Turvo , será interditada para detonação de rochas nesta quinta (28); veja o horário

Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a PRC-466 será interditada por duas horas nesta quinta-feira (28 de agosto) no km 244, trecho passando por obras de duplicação em concreto entre Turvo, no Centro, e Palmeirinha, distrito de Guarapuava, no Centro-Sul.

A medida é necessária para realizar detonação de rochas às margens da rodovia, com a operação iniciando a partir das 14h, e previsão de liberação do tráfego de veículos às 16h. Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local de detonação, respeitando a sinalização provisória no trecho.

As rochas estão localizadas no caminho da terraplenagem da nova pista de concreto, sendo necessário o seu desmonte para avançar com os trabalhos no local.

OBRA

A duplicação em concreto da PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha tem 27,02 quilômetros de extensão, um investimento de R$ 293 milhões. A obra contempla ainda a restauração em concreto da pista existente, dois novos viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Turvo. A previsão é de concluir a obra em junho de 2027.

Operação em Rio Bonito do Iguaçu - Polícia Ambiental apreende mais de 4 mil metros de redes de pesca predatória

                 
Rio Bonito do Iguaçu voltou a ser palco de uma grande ação de fiscalização ambiental. Nos dias 28 e 29 de agosto, a Polícia Militar Ambiental do Paraná intensificou o patrulhamento aquático nos rios da região e na área da Usina Hidrelétrica Salto Santiago, com foco no combate à pesca predatória.

Durante a operação, os policiais vistoriaram barcos atracados, acampamentos e barracos escondidos em meio à vegetação das margens dos rios. O resultado foi expressivo: uma verdadeira “força-tarefa” para retirar do ambiente toneladas de petrechos ilegais que colocam em risco a biodiversidade aquática.

BALANÇO

- 4.260 metros de redes de pesca
- 08 tarrafas
- 250 metros de espinheis
- 310 boias-louca
- 57 anzóis de galho
- 04 fisgas
- 01 covo

A quantidade de materiais ilegais apreendidos revela a dimensão da prática da pesca predatória na região e reforça a importância da presença constante da fiscalização. Segundo a Polícia Militar Ambiental, ações como essa são fundamentais para garantir o equilíbrio ecológico e a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.

A corporação destacou ainda que a fiscalização continuará de forma permanente, ampliando o monitoramento em áreas estratégicas do estado.

Impacto direto: além de proteger espécies ameaçadas e preservar o ciclo natural da fauna aquática, a ação busca conscientizar a população sobre os prejuízos ambientais e econômicos que a pesca ilegal causa.

Laranjeiras do Sul - Cerco de Jericó na Matriz Santana , Pela força da oração, todas as muralhas cairão

Horários do mês de setembro:
01/09- 7h, 13h, 17h e 18h
02/09- 6h, 7h, 13h, 17h e 18h
03/09- 6h, 7h, 13h, 17h e 18h
04/09- 6h, 7h, 13h, 17h e 18h
05/09- 6h, 7h, 13h e 17h
06/09- 6h, 7h e 13h
07/09- 6h,13h e 17h
Segunda não tem o cerco das 6h, Santa Missa.
Sexta não terá cerco das 18h, horário de adoração ao Santíssimo Sacramento do Apostolado da oração.
Sábado tem batizado as 17h por isso não terá cerco às 17h e 18h
Pela força da oração, todas as muralhas cairão

Justiça do Paraná nega recurso especial de vice-prefeita de Quedas do Iguaçu

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) decidiu rejeitar um recurso especial apresentado pela vice-prefeita Marlene Fátima Manica Revers, em processo relacionado a crimes da Lei de Licitações. A decisão foi assinada pelo desembargador Hayton Lee Swain Filho, vice-presidente do TJPR, que considerou que o pedido não cumpria os requisitos legais para ser analisado.

A defesa de Marlene sustentava que o juiz de primeira instância não poderia ter julgado o caso, já que ela havia reassumido o cargo de prefeita e, portanto, teria direito a ser processada apenas por tribunais superiores – o chamado foro por prerrogativa de função. Além disso, a vice-prefeita argumentou que houve violação ao princípio do juiz natural (que garante que ninguém pode ser julgado por autoridade incompetente) e ao devido processo legal, que assegura o direito a um julgamento justo e dentro das regras da lei.

O Ministério Público do Paraná contestou o recurso, afirmando que ele era inadmissível.

Na análise, o desembargador destacou que o pedido deixou de apontar a aplicação de um artigo específico do Código de Processo Penal (art. 621), essencial em ações de revisão criminal. Segundo o TJPR, essa falha torna o recurso incompleto. Ele citou decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reforçam essa exigência: sem indicar claramente qual lei teria sido violada, o Tribunal não pode reavaliar o caso.

Outro ponto ressaltado foi que a defesa tentou questionar artigos da Constituição Federal. No entanto, nesses casos, apenas o Supremo Tribunal Federal tem competência para julgar supostas violações constitucionais, não o STJ ou o TJPR.

Com base nesses entendimentos, o Tribunal dee Justiça do Paraná aplicou a Súmula 284 do STF, que impede a análise de recursos quando a fundamentação é considerada deficiente ou confusa. Assim, o recurso especial da ex-prefeita foi rejeitado, permanecendo válida a decisão da Primeira Câmara Criminal do tribunal.

O caso foi levado para análise do Juiz Eleitoral Gustavo Daniel Marchini, que deverá se pronunciar em breve.

Laranjeiras do Sul - Restaurante CASA Grill , sábado com FEIJOADA

20ª edição da Feira Ponta de Estoque será realizada nos dias 04, 05 e 06 de setembro, em Laranjeiras do Sul


Reta final do inverno - Setembro começa na segunda com mais calor e chuvas mais intensas

Apesar da primavera, no calendário tradicional, começar em 22 de setembro, no calendário meteorológico desde o dia 1° o mês de setembro já ocorre a mudança de estação. O tempo fica mais quente, mais úmido. 

As massas de ar frio entram com menos intensidade no Paraná, e as massas de ar quente predominam com mais frequência. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), setembro de 2025 será muito característico com relação ao tempo: dias de calor seguidos de dias de chuva, com temperaturas mais amenas.

Historicamente, agosto é o mês mais seco do ano, e setembro é marcado pelo retorno das chuvas ao Paraná. “Em setembro o vento começa a predominar da região amazônica para o Sul do País, transportando calor e umidade. Os sistemas precipitantes se formam geralmente no Paraguai, Norte da Argentina, e faixa oeste da região Sul. Dessa forma as massas de ar frio não chegam com tanta força e as massas de ar quente e úmido começam a predominar com mais frequência, por isso na segunda quinzena de setembro chove com mais frequência”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

PREVISÃO

A virada do mês será marcada por uma divisão no tempo: a metade Leste segue com nebulosidade, e o Interior com sol, pelo menos até terça-feira (2 de setembro). “Entre a capital e as praias, o vento predominante do oceano acaba transportando bastante umidade, por isso, o céu se mantém mais encoberto, com muitas nuvens durante o dia, pouca variação das temperaturas e possibilidade garoa de forma bem ocasional”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

As mínimas na Capital ficam em torno de 13°C e as máximas não devem passar dos 20°C. No Litoral, as máximas chegam a 24°C. Já no interior, o sol predomina e esquenta bastante. Não há indicativo de chuva. Entre o Oeste, Noroeste e o Norte, as temperaturas máximas devem ultrapassar os 30°C.

Operação Fecha Mês está cheia de ofertas que você não pode perder. Vem pro Mariano Atacadista em Laranjeiras do Sul , e aproveite!


TRE determinou o afastamento imediato dos vereadores Alex Sandro (Tio Leco) e Sebastião Galdino (Tião do Karatê), em Campo Mourão

O TRE determinou o afastamento imediato dos vereadores Alex Sandro Alves Nunes (Tio Leco) e Sebastião Galdino (Tião do Karatê), em Campo Mourão. A decisão é definitiva, após o tribunal confirmar a cassação da chapa do PP por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024.

Segundo a Justiça, a candidatura de Sandra Raquel da Silva de Morais foi registrada apenas para cumprir a exigência legal, sem campanha ou movimentação financeira. Com a anulação dos votos do partido, será feita a retotalização para definir os novos suplentes que assumirão as vagas. Além disso, Sandra e Rodrigo Salvadori perderam os direitos políticos por oito anos.

Laranjeiras do Sul - Prefeito Jaison Mendes realiza entrega do MAIOR PACOTE AGRÍCOLA da história

                                                  
Na Comunidade Alto São João, demos o pontapé inicial no Plano Safra 2025/2026. 

Um momento de conversa com nossos agricultores, associações e famílias, reforçando nosso compromisso com quem move a economia de Laranjeiras do Sul.

Este ano, ampliamos os investimentos: sementes de alta tecnologia, mais adubo, mais ureia e quase 50% de subsídio da Prefeitura para fortalecer a produção dos pequenos agricultores.

É assim que cuidamos de quem planta, colhe e faz nossa cidade crescer. O campo forte é sinônimo de uma Laranjeiras do Sul ainda mais próspera!

Pastoral Familiar promove o 4º Congresso da Vida em Guarapuava

Pastoral Familiar da Diocese de Guarapuava realiza, no dia 21 de setembro de 2025 (domingo), o 4º Congresso da Vida. O encontro terá início às 8h, com a celebração da Santa Missa, e previsão de encerramento às 17h, no Salão Social da Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Guarapuava.

O evento busca refletir e aprofundar temas ligados à família, à dignidade da vida humana e à saúde integral. A programação contará com momentos de espiritualidade, palestras e partilhas de experiências, oferecendo aos participantes uma jornada de formação e comunhão.

Entre os palestrantes confirmados estão:

- Dra. Bruna Drissen – médica ginecologista e obstetra, instrutora do método Billings, especializanda em Saúde da Mulher e Fertilidade, atua com pré-natal de alto risco e ginecologia ambulatorial. É casada, mãe de quatro filhos, integrante da Comunidade Católica Vale de Saron e colaboradora da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, em Curitiba.

- Dra. Ana Paula Peixoto – médica ginecologista com especialização em fertilidade, católica, casada, mãe e consagrada como escrava de Maria.

- Renata Gusson – farmacêutica bioquímica, especialista em biologia molecular, católica, mãe de quatro filhos.

- Paula Aquino – formada em Recursos Humanos, ex-assessora parlamentar, palestrante e atuante nas causas de defesa da vida. É casada e mãe.

As inscrições já estão abertas e o 1º lote, com vagas limitadas, custa R$ 45,00. O valor inclui as refeições do dia: almoço e café da tarde.

O Congresso da Vida se consolida como um espaço de evangelização e formação para famílias, agentes pastorais e todos aqueles que desejam aprofundar o compromisso cristão com a defesa da vida, desde a concepção até o seu fim natural.

Fecha mês com muitas ofertas aqui no Redecon Supermercado, essas ofertas e muito mais!!! Venha aproveitar.




sexta-feira, agosto 29, 2025

Laranjeiras do Sul - Secretaria de Saúde convida você para o curso “Capacitação para Cuidadores”


Secretaria de Saúde convida você para o curso “Capacitação para Cuidadores”!
Voltado a quem cuida de idosos, acamados e cadeirantes, o curso será realizado em 6 módulos presenciais.

Primeiro encontro: 05 de setembro
Local: UBS Felipe de Sio (Postão)

Não é necessário fazer inscrição antecipada (basta comparecer no primeiro dia)!
Participe e aprimore seus cuidados com quem mais precisa.

UFFS realiza V Festival Cultura de Fronteira em Laranjeiras do Sul

 

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realiza, na próxima sexta-feira (29), a etapa local do V Festival Cultura de Fronteira da UFFS. O evento terá início às 18h30 e será realizado no Cine Teatro Iguassu, com apresentações artísticas em diversas modalidades.

O Festival tem como objetivo promover o desenvolvimento artístico e cultural da comunidade universitária da UFFS, ampliando o alcance das reflexões sobre a arte e a cultura em seu potencial de transformação da sociedade. Além disso, possibilita o intercâmbio e a livre expressão artística e cultural entre os participantes, estimulando o surgimento de novos artistas.

O V Festival Cultura de Fronteira conta com etapas locais em todos os campi da UFFS e culmina na etapa geral, que neste ano será realizada em Laranjeiras do Sul, no dia 26 de setembro, ocasião em que serão conhecidos os vencedores.

A professora Deise Bourscheidt, uma das docentes que coordenam projetos de Cultura no Campus, destaca a relevância do evento: “o Festival já está em sua quinta edição e aproxima as comunidades acadêmica e regional, mostrando a diversidade cultural presente na região. Este e os demais eventos culturais que acontecem ao longo do ano mostram que a UFFS é muito mais do que um local de ensino de excelência, e que a cultura é uma das bases que lhe dão este título: ''UNIVERSIDADE”.

“Este ano o Festival está ainda mais especial, pois a etapa geral, que reunirá os finalistas das etapas locais de todos os campi da UFFS, também acontecerá em Laranjeiras do Sul”, ressalta.

A entrada é gratuita, e toda a comunidade está convidada a participar e prestigiar as diversas expressões culturais que serão apresentadas durante o Festival.

Programação da etapa local do Campus Laranjeiras do Sul

Data: 29 de agosto

Local: Cine Teatro Iguassu
18h30 - Cerimônia de Abertura do Festival
18h50 - Apresentação de abertura: Black Heart (Danças Urbanas)
19h - Artes visuais (Pintura/gravura/desenho e Fotografia)
19h25 - Literatura (Conto e poesia)
19h45 - Artes Cênicas
20h50 - Música
21h50 - Apresentação final: Bruno Foroni interpreta clássicos da MPB.
22h15 - Encerramento.

Vereador Kenny Rogers é condenado à prisão em 2ª instância por disparo de arma e agressões em Guarapuava

A vida política de Kenny Rogers Gonçalves Anacleto, mais conhecido como “Kenny do Cartório”, ganhou mais um capítulo explosivo. O vereador guarapuavano foi condenado em 2ª instância pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) pelos crimes de disparo de arma de fogo e lesão corporal. A decisão foi publicada em 21 de agosto e expõe uma escalada de problemas judiciais que podem colocar sua carreira política em xeque.

Além desta condenação, Kenny Rogers ainda é réu no caso de acidente de trânsito seguido de morte, quando dirigiu embriagado, sem CNH e matou e atropelou um idoso no acostamento em Guarapuava. A audiência deste caso deve ocorrer ainda em 2025.

O CASO DOS DISPAROS

Segundo os autos, tudo começou em julho de 2022, após uma festa de formatura em Guarapuava. A confusão teria envolvido atropelamento, agressões físicas a socos e chutes, além de disparos de arma de fogo em frente à residência das vítimas. Os nomes dos envolvidos serão mantidos em sigilo, para que não sofram represálias.

A investigação reuniu provas orais, documentais e periciais, além de laudos médicos e fotos das lesões, que reforçaram a credibilidade dos relatos das vítimas. Testemunhas e até o laudo balístico confirmaram a compatibilidade da arma apreendida com os disparos feitos naquela madrugada.

A CONDENAÇÃO

O TJ-PR rejeitou o recurso da defesa e manteve a condenação imposta em primeira instância:

- 2 anos, 7 meses e 24 dias de reclusão em regime aberto
- 10 dias-multa

A pena foi mantida por unanimidade pelos desembargadores da 2ª Câmara Criminal, em decisão relatada pelo desembargador Kennedy Josue Greca de Mattos.

VIDA POLÍTICA EM XEQUE

Kenny Rogers, que ganhou notoriedade política em Guarapuava, agora se vê diante de um futuro incerto. A condenação em segunda instância abre caminho para discussões sobre sua permanência no cargo de vereador e pode impactar diretamente sua carreira eleitoral.

Especialistas em direito eleitoral alertam: caso a condenação transite em julgado, o parlamentar pode enfrentar inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa.

Denúncia - Parecer de corregedoria abre caminho para cassação de Professora Ângela (PSOL)

A Corregedoria da Câmara Municipal de Curitiba formalizou nesta quinta feira (28) a representação contra a vereadora Professora Ângela e encaminhou ao Plenário a instauração do procedimento disciplinar após concluir que existem indícios de infração ético-disciplinar.

O parecer aponta que a conduta é, em tese, punível com suspensão ou cassação do mandato, nos termos do Código de Ética e Decoro Parlamentar. O relatório reúne as Representações, assinadas pelos vereadores Bruno Secco e Da Costa após a polêmica envolvendo uma cartilha com recomendações para uso de drogas que foi apontada como material para política de redução de danos pela vereadora.

A sindicância, analisou documentos, vídeos e materiais distribuídos durante a audiência pública em que o matéria foi apresentado realizada em 5 de agosto de 2025 na Câmara — sob o título “Sistema de Segurança Pública, Saúde e Políticas de Drogas para a Cidade de Curitiba”.
O que será analisado no processo de cassação contra Professora Ângela?

Segundo o parecer, o foco recai sobre a cartilha de “redução de danos” com timbre do mandato, e-mail e contatos do gabinete, distribuída no evento. O documento registra que, na audiência, a vereadora afirmou: “Gente, a nossa cartilha tá linda… e vou dizer que tem que ter bastante coragem pra colocar ela aqui dentro também.” Para a Corregedoria, trechos como “LSD: conheça a substância e inicie em pequenas quantidades” e “Cogumelo… comece com doses pequenas” extrapolam o caráter preventivo, configurando estímulo ao consumo de substâncias ilícitas — o que seria incompatível com a dignidade do cargo e potencial quebra de decoro.

Estamos contratando! O Super Dal Pozzo está com novas oportunidades de trabalho em Guarapuava.






Oportunidade no Grupo Superpão ! Estamos em busca de um Analista Fiscal para integrar nosso time.


Vereadora mais votada de Maringá, Cris Lauer (Novo) tem mandato cassado

Os vereadores da Câmara Municipal de Maringá, no noroeste do Paraná, decidiram pela cassação de Cris Lauer (Novo), acusada de improbidade administrativa. Em sessão especial realizada nesta quarta-feira (27), a maioria dos colegas de bancada votou pela punição contra a vereadora. Apenas dois vereadores se posicionaram contra a cassação.

Vereadora Cris Lauer (Novo) não compareceu à sessão especial desta quarta (27) (Foto: Reprodução/ Câmara Municipal de Maringá)

Conforme denúncia da Câmara Municipal, Cris Lauer teria cometido a prática de improbidade administrativa por utilizar um servidor comissionado para atuar em processos particulares. O profissional seria advogado e estaria envolvido em trabalhos fora do gabinete da vereadora.

Por 20 votos a 2, a Câmara decidiu pela cassação. Na decisão, além de perder o mandato, Cris Lauer fica impedida de exercer direitos políticos por 11 anos. Apesar de não comparecer à sessão, a equipe de defesa informou que irá recorrer da decisão.

A punição terá efeito a partir do momento que a Justiça Eleitoral for oficiada. Até lá, Cris Lauer poderá seguir participando das sessões legislativas. Também caberá à justiça indicar o suplente que vai assumir a vaga da parlamentar.

O tema da adultização ganhou destaque nacional ....

             O tema da adultização ganhou destaque nacional após o influenciador Felipe Bressanim, conhecido como Felca, publicar, no início do mês, um vídeo que denuncia a adultização e a exploração sexual de crianças e adolescentes para criação de conteúdo na internet. 

A proposta agora aguarda sanção presidencial. 

Veja o que muda com a proposta aprovada pelo Congresso. Saiba mais https://www12.senado.leg.br/.../adultizacao-senado-aprova...

Laranjeiras do Sul - CASA do SABOR , PREÇO BARATO e comida de qualidade , Rua XV de NOVEMBRO - centro da cidade !!

* Café da manhã

* Almoços livre e por kg 

* Marmitas