quinta-feira, abril 30, 2026

Palmital - Prefeito Roberto aciona a Defesa Civil Estadual para juntos atender a população

                                              

Adapar inicia nesta sexta-feira a Campanha de Atualização de Rebanhos 2026

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) inicia a Campanha de Atualização de Rebanho de 2026 nesta sexta-feira, 1º de maio. A ação é anual e tem foco no fomento do cadastro de todos os animais de propriedade rural: bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, abelhas, galinhas e peixes. Ao atualizar o cadastro dos plantéis, o produtor contribui diretamente com a saúde animal e, consequentemente, com a saúde pública. A campanha segue até 30 de junho.

A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda. Os produtores que não fizerem ficam impedidos de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). Sem o documento, é impossível realizar o trânsito dos animais, seja entre propriedades ou para o transporte até um abatedouro, o que impossibilita o comércio e pode acarretar autuações e multas.

O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, ressalta os resultados alcançados pela defesa agropecuária e associa o desempenho aos dados coletados por meio da campanha. “Hoje somos um Estado livre da febre aftosa, Estado livre também da peste suína clássica e isso nos permitiu conquistar mais de 170 países para exportação dos nossos produtos, graças a essa informação que o produtor tem nos fornecido anualmente”, destaca Martins.

O representante da Adapar ainda chamou os profissionais e as instituições que fazem parte da agropecuária paranaense para se engajarem na campanha. “Faço um apelo especial aos produtores, às entidades produtoras, aos sindicatos rurais, aos sindicatos dos trabalhadores, às cooperativas, a todas as instituições ligadas ao agronegócio, para que nos ajudem a divulgar e mostrar ao produtor a importância deste momento dedicado à atualização do rebanho” complementa.

BENEFÍCIOS - Além de possibilitar a emissão da GTA, a atualização contribui diretamente para a manutenção do status sanitário, principalmente em relação ao Paraná como território livre de febre aftosa sem vacina, padrão que foi alcançado no Estado em 2021 e por todo o Brasil no ano de 2025. Isso contribui positivamente para o acesso a mercados internacionais mais rigorosos em relação ao comércio de proteína animal, como é o caso do Chile e de países asiáticos como a Coreia do Sul e o Japão.

Para o chefe do departamento de Saúde Animal da Adapar, médico veterinário Rafael Gonçalves Dias, a atualização representa um momento estratégico para o produtor rural, para as indústrias, para o Governo do Estado e para toda a cadeia produtiva.

“A atualização dos dados do rebanho é o que permite que a Adapar conheça com precisão a realidade do campo, os animais que temos e onde eles estão distribuídos, o que permite que haja um planejamento e execução das ações de defesa sanitária animal, na prevenção e no controle de algumas doenças, mas principalmente na possibilidade de responder rapidamente algumas emergências zoossanitárias, como a febre aftosa, influenza viária, peste suína clássica e africana”, explica.

Outros benefícios que podem ser citados são o fortalecimento da rastreabilidade dos animais de produção e da defesa sanitária. Com dados atualizados e precisos, a Adapar aumenta sua capacidade de monitoramento e controle de zoonoses de grande importância econômica, como é o caso da influenza aviária de alta patogenicidade; das pestes suínas; da raiva dos herbívoros; da brucelose e da tuberculose bovinas; além da febre aftosa.

“Essa atualização vai permitir que a gente mantenha a manutenção dos nossos status sanitários e que consiga manter os nossos mercados, as nossas exportações, tanto fora do país como internamente”, complementa o médico veterinário.

PARTICIPAÇÃO ATIVA - Além da agência, instituições parceiras ligadas ao setor industrial e as agroindústrias familiares também têm uma participação ativa na campanha, como é o caso dos sistemas da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), do Sindicato e Organizações das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), dos sindicatos rurais municipais do Paraná e das associações rurais paranaenses. Além disso há a participação direta dos órgãos que compõe o Sistema de Agricultura do Paraná, vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar ou presencialmente em um dos escritórios locais da autarquia, sindicatos rurais ou escritório de atendimento municipais.

HISTÓRICO – As campanhas anteriores, desde 2021, estão com os números dispostos no site da Adapar. Nos dois primeiros anos, os números de explorações agrícolas cadastradas ficaram na casa dos 70%. Nos últimos três anos esses números subiram e ultrapassaram 90% das propriedades com cadastro de animais atualizado e em 2025, foram 92,9%. A prioridade é sempre chegar o mais próximo da totalidade e os dados atualizados diariamente contribuem com isso. Algumas regiões, historicamente, aderem menos à campanha, como a Região Metropolitana de Curitiba e a região Sul.

Prefeito de Pitanga é intimado em nova Representação da Lei no TCE

PROCESSO N°: 14065/26 ENTIDADE: MUNICÍPIO DE PITANGA INTERESSADO: MUNICÍPIO DE PITANGA, OXI NOROESTE – COMERCIO DE GASES LTDA ASSUNTO: REPRESENTAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES DESPACHO: 619/26.

I. Por meio de petição intermediária (peça 16), a representante OXI NOROESTE COMÉRCIO DE GASES LTDA. apresentou emenda à inicial, em cumprimento ao item II do Despacho n. 149/26 (peça 9). Vieram os autos conclusos para análise. É o breve relato.

II. Antes do recebimento da representação, determino, nos termos do art. 404 do Regimento Interno, a intimação do MUNICÍPIO DE PITANGA, na pessoa de seu representante legal, para que, no prazo de 5 (cinco) dias, apresente manifestação sobre os pontos mencionados na representação, relatados no Despacho n. 149/26 (peça 6), e, elementos que entender pertinentes ao esclarecimento dos fatos narrados.

III. Assim, encaminhem-se os autos à Diretoria de Protocolo (DP), a fim de que nos termos do art. 351 do Regimento Interno, se promova, pelos meios de comunicações disponíveis[1], a intimação do MUNICÍPIO DE PITANGA, na pessoa de seu representante legal.

IV. Apresentada resposta ou decorrido o prazo, voltem conclusos.

V. Publique-se. Gabinete, 27 de abril de 2026.

MAURÍCIO REQUIÃO DE MELLO E SILVA – Conselheiro Relator.

Laranjeiras do Sul - Restaurante CASA do SABOR , preço qualidade e SABOR !!

                                     

Sociedade Rural programa 7ª edição do Leilão Top da Pecuária em Laranjeiras do Sul


A força da pecuária da região se reflete em um dos eventos mais aguardados do ano! Com mercado aquecido, é o momento ideal para fazer bons negócios.

🔥 Aproximadamente 800 animais
✔️ Bezerros e bezerras
✔️ Qualidade e genética superior
✔️ Grandes oportunidades para reposição

📍 Recinto de Leilões da SRCO – Laranjeiras do Sul/PR
📅 01 de maio (sexta-feira), parceria da Leiloingá Leilões e EvoluêAg.
🕝 Às 14h30

📡 Transmissão ao vivo:
🌐 www.leiloinga.com.br

🌐 www.evolueag.com.br

🤝 Apoio: Sicredi | Tortuga | Borille | Ampernet

📞 Contatos:
Carlos: (44) 99970-0088
Piquiri: (44) 99994-8199
Portela: (42) 99138-3172

🚜 Um grande evento reunindo qualidade, genética e ótimas oportunidades para o produtor rural!

👉 Participe presencialmente ou online!

Duplicação de rodovia entre Pitanga e Turvo terá detonação de rochas no dia 30

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a PRC-466 será interditada no km 198, entre Pitanga e Turvo, na região do Centro, na próxima quinta-feira (30), a partir das 14h.A medida é necessária para uma detonação de rochas próxima à pista, parte da obra de duplicação em concreto do trecho. O tráfego de veículos deve ser totalmente liberado a partir das 17h.

Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local, respeitando a sinalização provisória no trecho.

OBRA – A duplicação em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo tem 45,5 quilômetros de extensão, com um investimento de R$ 514,2 milhões. Ela contempla também a restauração em concreto da pista existente (whitetopping), três viadutos, uma passarela e novas pontes sobre o Rio Carazinho e o Rio Bonito. A obra chegou a 22% de execução na medição mais recente.

Palmital unida no apoio às famílias atingidas

Após o forte temporal que atingiu nossa cidade, a Prefeitura de Palmital segue mobilizada no atendimento às famílias afetadas. Até o momento, cerca de 50 famílias foram atingidas, principalmente na área urbana.

Equipes da Assistência Social, Obras e demais secretarias estão trabalhando continuamente, realizando visitas e garantindo suporte direto à população.

O CRAS está funcionando como ponto de apoio, recebendo doações e também com distribuição de lonas e telhas. Já foram entregues 257 telhas às famílias que precisaram.

Se você foi atingido, procure a Assistência Social no CRAS para receber atendimento e orientações.

Seguimos juntos, com trabalho, união e cuidado com nossa população.

Rio Bonito do Iguaçu - I Feira de Saúde na Praça Engenheiro Acir Agassi - Participe


Laranjeiras do Sul - Dinheiro direto na comunidade, investimento que transforma vidas e fortalece o interior

                                                     

Marquinho vive um novo tempo

                

Detran-PR tem que retirar comissionados de funções exclusivas de servidores efetivos

O Tribunal de Contas julgou procedente denúncia que apontou a atuação de servidores comissionados do Departamento de Trânsito do Estado do Paraná (Detran-PR) em funções que deveriam ser desempenhadas exclusivamente por servidores efetivos.

Decisão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná destacou que atividades técnicas voltadas ao atendimento, instrução e exame de direção devem ser exercidas por servidores concursados. E determinou que o órgão apresente, em até 30 dias, um plano para corrigir a irregularidade. O prazo para o cumprimento da determinação passou a contar em 13 de abril, data do trânsito em julgado da decisão.

O relator do processo, conselheiro-substituto Thiago Cordeiro, confirmou o desvio de função e reforçou que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) limita os cargos comissionados ao exercício de funções de direção, chefia e assessoramento. Dessa forma, é vedado que profissionais nomeados desempenhem atividades burocráticas, técnicas ou operacionais.

Decisão

Na decisão, Cordeiro destacou que, ainda que existam normas internas que supostamente autorizem a atuação dos comissionados, as atividades desempenhadas não se enquadram nas áreas de direção, chefia ou assessoramento — permitidas pela jurisprudência do STF. As funções questionadas exigem conhecimento técnico especializado e devem ser realizadas por servidores de carreira.

O relator também alertou que a realização de exames de direção por comissionados pode gerar interferências indevidas nas avaliações e dificultar a responsabilização administrativa desses agentes. Após análise das justificativas, Cordeiro concluiu que as irregularidades ocorrem em diversas unidades do Detran no estado.

Outro ponto de preocupação mencionado foi a proporção entre servidores efetivos e comissionados. Embora não haja número exato de comissionados atuando como atendentes, examinadores e instrutores, o Detran-PR conta com 434 ocupantes de cargos comissionados e 986 servidores efetivos.

Determinação

O conselheiro-substituto votou pela procedência da Denúncia e determinou que o Detran-PR elabore, no prazo de 30 dias, um plano de ação detalhando as medidas necessárias para eliminar o desvio de função dos comissionados, incluindo etapas e prazos.

Os demais membros do Tribunal Pleno acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, na Sessão de Plenário Virtual nº 2/2026, concluída em 26 de fevereiro. Não houve recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 445/26 – Tribunal Pleno, publicado no dia 17 de março, na edição nº 3.635 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). A decisão transitou em julgado em 13 de abril.

quarta-feira, abril 29, 2026

Polícia Rodoviária Federal informa que, devido às chuvas, houve queda de barreira no km 460 da BR-277

              
A Polícia Rodoviária Federal informa que, devido às chuvas, houve queda de barreira no km 460 da BR-277. A via chegou a ser interditada para limpeza, mas já foi liberada em sistema pare e siga.

Aos motoristas que trafegam pela região, orienta-se:

* Reduzir a velocidade e manter distância segura do veículo à frente;
* Redobrar a atenção à sinalização e às condições da pista;
* Evitar ultrapassagens em trechos sinalizados;
* Em caso de chuva intensa, considerar aguardar em local seguro.

A PRF segue monitorando o trecho para garantir a segurança de todos.

Palmital - Temporal deixa rastro de estragos e destruição pela cidade , mais de 40 residências atingidas e escola parcialmente destelhada

O forte temporal que atingiu o município de Palmital no início da tarde desta quarta-feira (29) provocou grandes prejuízos em diferentes regiões da cidade. De acordo com as informações atualizadas, mais de 40 residências foram atingidas pela chuva intensa e pelos ventos fortes.

A área mais afetada continua sendo o Bairro Barro Preto, onde diversas famílias sofreram danos significativos em suas casas. Além disso, a Escola Municipal Augusto Vicentim, localizada na Vila Carolo, foi parcialmente destelhada em decorrência da força do temporal.

Na região do Palmitalzinho, algumas pontes também foram danificadas, o que pode comprometer o tráfego e o acesso de moradores em determinadas localidades.

A Defesa Civil segue mobilizada em conjunto com a Prefeitura de Palmital e o CRAS para prestar atendimento às famílias afetadas e realizar o levantamento completo dos danos.

A Prefeitura está solicitando doações de colchões, cobertores e roupas de cama para auxiliar as pessoas atingidas.

Moradores que necessitarem de ajuda ou que tenham sido atingidos pelas chuvas devem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones:

(42) 99934-8497
(42) 99102-5971

As equipes seguem trabalhando, e novas atualizações poderão ser divulgadas conforme o avanço dos atendimentos e das avaliações técnicas.

Forte chuva e enxurradas no Centro de Pitanga nesta tarde de quarta-feira (29).

                                               

BR 277, km 460 - Laranjeiras do Sul/PR Pista parcialmente interditada em ambos sentidos

Fila de veículos é grande na BR 277 no trevo da cidade de Laranjeiras do Sul , devido as fortes chuvas , houve um desmoronamento de barranco próximo ao SAU da EPR  

Desmoronamento de Pedras Km 459 - Trânsito fluindo em "siga-e-pare".

Quedas do Iguaçu - IV Feira do MEI - Artesanato , Praça de alimentação , Hortifruti e Varal de emprego


Deputada Cristina Silvestri cobra explicações sobre a falta de exames na rede pública de saúde de Guarapuava

𝐏𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚çã𝐨 𝐬𝐨𝐟𝐫𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐚𝐬 𝐥𝐨𝐧𝐠𝐚𝐬 𝐟𝐢𝐥𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚 𝐧𝐚 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐱𝐚𝐦𝐞𝐬 𝐥𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐭𝐨𝐫𝐢𝐚𝐢𝐬 𝐛𝐚́𝐬𝐢𝐜𝐨𝐬, 𝐧𝐮𝐦 𝐪𝐮𝐚𝐝𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐠𝐞𝐬𝐭ã𝐨 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐮𝐧𝐜𝐚 𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐠𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐨 𝐧𝐚 𝐡𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢́𝐩𝐢𝐨.

A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) protocolou um requerimento em que pede esclarecimentos à Prefeitura de Guarapuava sobre a situação da saúde pública no município. A iniciativa foi motivada por denúncias de moradores que relatam a falta de serviços essenciais, como mamografias, acompanhamento pré-natal e exames de colesterol.

De acordo com os relatos recebidos pela parlamentar, mulheres estão sem acesso à mamografia, gestantes enfrentam dificuldades para realizar o acompanhamento pré-natal e até exames básicos, como os de colesterol, não estão sendo ofertados regularmente. Também há registros de cancelamento de consultas para idosos e pacientes com doenças crônicas.

“A oferta de exames está comprometida porque a prefeitura não renovou a contratualização com prestadores de serviço, como hospitais e laboratórios. Ou seja, não é falta de recursos, mas falta de gestão”, disse a deputada em pronunciamento na sessão plenária desta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa do Paraná.

Cristina Silvestri também destacou que, embora o Governo do Estado tenha disponibilizado 750 mamografias para o município, os exames estariam sendo realizados apenas em Curitiba, o que dificulta o acesso da população.

No requerimento, a deputada solicita informações detalhadas sobre os recursos recebidos pelo município para a saúde nos últimos meses, os valores efetivamente aplicados, o número de mamografias realizadas, o total de pessoas que aguardam na fila pelo exame, entre outras informações.

“A saúde pública precisa funcionar com responsabilidade e planejamento. O que estamos vendo são relatos de pessoas que não conseguem acessar exames básicos. Isso é inaceitável”, afirmou a deputada Cristina. A parlamentar reforçou que seguirá acompanhando o caso e cobrando providências.

Vagas de emprego na ITAX

Casa Rural de Laranjeiras do Sul , tem ofertas para ABRIL - Aproveite e venha visitar a LOJA !!


Laranjeiras do Sul - Vagas de emprego


Laranjeiras do Sul - CREAS estará de ESPAÇO NOVO e de portas abertas para acolher, orientar e garantir direitos de quem mais precisa.

                                                    

SÓ acredito VENDO - Sanepar anuncia que devem reduzir tarifas

Nova Estação de Tratamento de água em Laranjeiras do Sul ( obra de 2020) 

A Sanepar anunciou que está estruturando a aplicação de R$ 4 bilhões recuperados judicialmente para beneficiar diretamente a população paranaense. Entre as principais medidas previstas estão a redução das tarifas e a ampliação dos investimentos em infraestrutura de saneamento em diversas regiões do Estado.

Os valores foram obtidos a partir de uma iniciativa da própria companhia, com reconhecimento na Justiça, garantindo um direito da empresa e fortalecendo sua capacidade de planejamento e investimento. A destinação dos recursos ainda passa por análise técnica e segue os trâmites regulatórios necessários.

Nos últimos anos, a empresa também apresentou avanços significativos. Entre 2018 e 2025, a cobertura de esgotamento sanitário nas áreas urbanas do Paraná subiu de 72,5% para quase 82%, aproximando o estado das metas de universalização previstas no marco legal do saneamento. No mesmo período, a rede coletora de esgoto cresceu 22%, com a expansão de mais de 8 mil quilômetros.

Para o período de 2026 a 2030, a companhia aprovou o maior volume de investimentos de sua história: mais de R$ 13 bilhões destinados à expansão do esgotamento sanitário e ao reforço da segurança hídrica. Outro destaque é a ampliação do programa Água Solidária, que concede descontos de até 80% na tarifa e já beneficia mais de 600 mil famílias em todo o estado.

A expectativa é de que os recursos recuperados tragam impacto direto no bolso da população e acelerem a melhoria dos serviços, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento e a qualidade de vida dos paranaenses.

9ª Conferência da Criança e do Adolescente de Porto Barreiro


Participe da 9ª Conferência da Criança e do Adolescente de Porto Barreiro e ajuda a fortalecer o sistema de garantia de direitos deles no nosso município e a democracia participativa.

07 de maio - quinta-feira
8h00
Auditório

Esperamos você, seus filhos e familiares nesse importante evento!

Projeto Qualifica Paraná 2026 está chegando com curso profissionalizante gratuito para a população de Rio Bonito do Iguaçu

O Projeto Qualifica Paraná 2026 está chegando com curso profissionalizante gratuito para a população de Rio Bonito do Iguaçu, levando mais capacitação, emprego e geração de renda!

Curso ofertado:
Mecânica de Motos
Além da qualificação, o aluno participante poderá receber bolsa auxílio de até R$ 1.008,00, conforme a frequência no curso.
Quem pode participar?
Maiores de 16 anos
Ensino Fundamental completo (autodeclaração)
Moradores do Estado do Paraná

As vagas são limitadas e a confirmação será feita pelo SENAI após a análise das inscrições.

Para mais informações: (42) 99817-9835

Vaga emprego em Laranjeiras do Sul


Fortes chuvas deixam famílias desabrigadas em Quedas do Iguaçu


As fortes chuvas que atingiram Quedas do Iguaçu na madrugada desta quarta-feira (29) provocaram momentos de angústia para famílias de diversos bairros da cidade.

Desde as primeiras horas do dia, equipes da Prefeitura, por meio da Defesa Civil, estão mobilizadas nas ruas para prestar atendimento às ocorrências, retirar moradores de áreas de risco e garantir a segurança da população.

“Desde as primeiras horas da manhã, a prefeitura, através das equipes da Defesa Civil, está nas ruas, com os pés na água, trabalhando duro para socorrer quem teve a residência atingida. Ver a água invadir a casa dos trabalhadores é de cortar o coração, mas diante de uma situação como essa, a nossa resposta precisa ser imediata”, destacou o prefeito Rafael Moura.

Segundo primeiros levantamentos da Defesa Civil, até o momento 15 famílias receberam apoio dos agentes, com as suas residências invadidas pelas águas das chuvas.

A previsão do tempo é de cerca de 40 milímetros de chuvas para esta quarta-feira.

As equipes seguem em alerta máximo, monitorando os pontos mais críticos do município.

“O momento agora é de união, de arregaçar as mangas e de não deixar nenhum cidadão desamparado”, reforçou o prefeito.

Em caso de emergência, acione:

• Defesa Civil: 199
• Corpo de Bombeiros: 193
• Defesa Civil do Município: (46) 99923-0183

Laranjeiras do Sul - Educação de verdade se faz com exemplo.

                                             

ATENÇÃO - PRC-466 será interditada na quarta-feira (29 de abril de 2026) para detonação

PRC-466 será interditada na quarta-feira (29 de abril de 2026) para detonação de rochas no km 237+700, entre Turvo e Palmeirinha, distrito de Guarapuava. A operação é necessária para avançar na duplicação em concreto da rodovia.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), o bloqueio total do tráfego começa às 14h, devendo ser liberado a partir das 17h. Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local, respeitando a sinalização provisória no trecho.

OBRA

A duplicação e concreto da PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha (distrito de Guarapuava) tem 27,02 quilômetros de extensão, um investimento de R$ 293,7 milhões. Ela contempla, ainda, o whitetopping da pista existente, dois novos viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Turvo. Ela está 29,37% executada, devendo ser finalizada em junho de 2027.

Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão na fila para sacar as cotas do antigo fundo Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem reaver o valor. A Caixa Econômica Federal começou a pagar nessa segunda-feira (27 de abril de 2026) um novo lote de valores esquecidos.

Nesta rodada, recebem aqueles que pediram o ressarcimento até 31 de março. O valor médio pago varia de R$ 2,8 mil a R$ 2,9 mil, dependendo do tempo de trabalho e do salário da época.

Quem tem direito

Podem sacar os valores:

- Trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988;
- Servidores públicos do mesmo período;
- Herdeiros ou dependentes legais, em caso de falecimento;
- Quem pediu o dinheiro até 31 de março.

O benefício não tem relação com o abono salarial atual do PIS/Pasep, pago anualmente. Trata-se de cotas de um fundo antigo, extinto em 2020.

Como consultar se há dinheiro disponível

A consulta é feita pelo portal Repis Cidadão, com login via conta Gov.br nos níveis prata e ouro.

Passo a passo:

- Acesse o site e faça login com CPF e senha;
- Informe o número do PIS/Pasep ou NIS (se solicitado);
- Clique em “pesquisar”;
- O sistema indicará se há valores e como proceder;
- Também é possível consultar pelo aplicativo do FGTS.

Como pedir o pagamento

O pedido pode ser feito de duas formas:

Pelo aplicativo FGTS:

- Acesse “Mais”;
- Clique em “Ressarcimento PIS/Pasep”;
- Envie os documentos e acompanhe o pedido.

Em uma agência da Caixa:

- Leve documento oficial com foto

O pagamento é feito por crédito em conta. Quem não tiver conta na Caixa receberá automaticamente uma poupança social digital, movimentada pelo app Caixa Tem.

E no caso de herdeiros?

Herdeiros também podem solicitar o valor, desde que apresentem:

- Documento de identificação
- Certidão de dependentes ou autorização judicial
- Documento que comprove vínculo com o titular

Calendário de pagamentos

O pagamento depende da data em que o pedido foi feito.

Pedido feito atéRecebe em
31/3/202627/4/2026 (lote atual)
30/4/202625/5/2026
31/5/202625/6/2026
30/6/202627/7/2026
31/7/202625/8/2026
31/8/202625/9/2026
30/9/202626/10/2026
31/10/202625/11/2026
30/11/202628/12/2026
31/12/2026janeiro de 2027
Fonte: Caixa Econômica Federal

O que é o fundo PIS/Pasep

Criado na década de 1970, o fundo reunia recursos para complementar a renda de trabalhadores e servidores. Em 1988, ele foi substituído pelo modelo atual de abono salarial.

Os valores não sacados foram transferidos em 2020 para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, depois, ao Tesouro Nacional. Agora, o governo permite o resgate mediante pedido.

Prazo para sacar

O pedido pode ser feito até setembro de 2028. Após esse prazo, os valores serão incorporados definitivamente ao Tesouro, sem possibilidade de saque.

Canais de dúvidas

A Caixa oferece atendimento pelos seguintes canais:

- Telefone: 0800-726-0207
- SAC: 0800-726-0101
- Ouvidoria: 0800-725-7474
- Site: caixa.gov.br

A orientação é verificar o quanto antes se há valores disponíveis para evitar perder o prazo.

Candói - Cidade vai receber a segunda fase do Programa Bons Olhos , consulta oftalmológica para crianças e estudantes GRATUITAMENTE

Candói vai receber, a partir do dia 30, a segunda fase — consulta oftalmológica — do Programa Bons Olhos, uma iniciativa de saúde pública voltada à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de problemas de visão, especialmente em crianças e estudantes da rede pública.

Ao todo, 337 alunos foram selecionados para a segunda fase. As escolas estarão comunicando, por meio de bilhete, os alunos que foram selecionados para o atendimento.

Local dos atendimentos: Antigo CEEBJA

Fique atento ao cronograma com as datas e horários dos atendimentos.

Esta é uma ação das Secretarias de Assistência Social, Mulher e Família e de Educação.

A gestão municipal segue apoiando programas do governo que contribuem para a melhoria das condições da população, principalmente na área da educação, investindo no bem-estar e no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes.

Rio Bonito do Iguaçu - Após articulação do Prefeito Sezar Bovino junto ao Governo Estadual , Empresas recebem crédito Milionário do Fomento Paraná

Mais de R$ 18,6 milhões foram liberados para atender empresas atingidas pelo tornado que assolou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, em novembro de 2025. Ao todo, 219 empresas foram contempladas por linhas de crédito da Fomento Paraná, instituição financeira estadual.

Entre os principais financiamentos liberados, está um no valor de R$ 800 mil que tem sido utilizado para a reconstrução de um supermercado que foi fortemente atingido pela passagem do tornado. Para o empresário Adilson Voznei, o dinheiro chegou em um momento muito delicado.

De acordo com Voznei, o crédito permitiu levantar de novo a estrutura do estabelecimento, incluindo a recuperação da parte física do prédio, a compra de novas gôndolas, equipamentos diversos, instalações e outros insumos para voltar a operar de forma organizada e digna.

O empresário também destacou as condições da operação. “Saiu rápido, com um ano de carência, cinco anos para pagar e juros zero. Em um momento em que a gente estava fragilizado, isso trouxe um alívio enorme e nos deu fôlego pra continuar”, afirma.

Rio Bonito do Iguaçu continua em estado de calamidade

Após a passagem do tornado, a cidade de Rio Bonito do Iguaçu sofreu com a destruição de imóveis e estabelecimentos comerciais. O município foi um dos mais atingidos no estado durante o deslocamento de uma frente fria, que passou por todas as regiões paranaenses com vários núcleos de tempestade.

O município permanece em estado de calamidade pública e vem recebendo apoio complementar de outras áreas do Governo do Estado voltados à reconstrução de residências, equipamentos públicos e assistência às famílias afetadas

Guaraniaçu - Vem aí a 58ª Festa das Capelinhas com a tradicional Procissão dos Cavaleiros

Tradição que cavalga com a fé! 

Prepare o seu coração e o seu cavalo para a Procissão dos Cavaleiros. Um momento especial de união, devoção e agradecimento durante a 58ª Festa das Capelinhas. Vamos juntos colorir as ruas com a nossa cultura e nossa devoção à Nossa Senhora de Fátima.

Saída: Corpo de Bombeiros, às 09h00.
Chegada: Igreja Matriz, às 09h10.
Domingo, 10 de maio.

Esperamos por você e sua família!

terça-feira, abril 28, 2026

Curso de casqueamento de vacas leiteiras fortalece produtores em Virmond

A Prefeitura Municipal de Virmond, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o SENAR e o Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul (Sistema FAEP), está promovendo um curso de casqueamento de vacas leiteiras no município.

A capacitação conta com a participação de 12 alunos, sendo em sua maioria produtores de leite de Virmond, além de acadêmicos de Medicina Veterinária. O curso tem carga horária total de 16 horas, sendo realizado ao longo de dois dias, com foco na qualificação técnica e no manejo adequado dos animais.

Um dos destaques da formação é a abordagem prática, que corresponde a um dia e meio das atividades, proporcionando aos participantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala.

O treinamento é ministrado pelo instrutor Marcelo Simionatto, profissional com experiência na área, garantindo aprendizado de qualidade aos participantes.

A iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, em investir na capacitação dos produtores rurais, contribuindo para a melhoria da produção leiteira, bem-estar animal e aumento da produtividade nas propriedades do município.