quarta-feira, junho 18, 2025

Rio Bonito do Iguaçu - Curso do SENAR leva capacitação em panificação para mulheres de diversas comunidades em Centro Novo

Nos dias 12 e 13 de junho de 2025, o Distrito de Centro Novo foi palco de mais uma importante ação de capacitação rural. Um grupo de 15 mulheres, vindas de diversas comunidades de Rio Bonito do Iguaçu, participou do curso “Produção Artesanal de Alimentos Derivados de Farinha de Trigo”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

A solicitação do curso foi feita através do IDR-Paraná, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que contribuiu com parte dos materiais necessários para a realização das atividades. Vale destacar o empenho das próprias participantes.

Sob a orientação da professora Gilvana Giarolo, as alunas receberam conteúdos teóricos e práticos fundamentais para a manipulação segura e de qualidade dos alimentos. Entre os temas abordados estavam:

Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos;
Qualidade da água e controle de pragas;
Prevenção de intoxicações e infecções alimentares;
História da panificação e funções dos principais ingredientes;
Técnicas de preparo, armazenamento e conservação de pães;
Soluções para defeitos comuns na panificação;
Diversas receitas utilizando farinha de trigo.

A capacitação proporcionou, além de aprendizado técnico, uma oportunidade de socialização e valorização das mulheres das comunidades rurais, incentivando o empreendedorismo local e a geração de renda.

O Governo Municipal parabeniza todas as participantes pela dedicação e agradece às instituições parceiras por mais essa ação de fortalecimento da agricultura familiar e da inclusão produtiva no campo.