quinta-feira, junho 26, 2025

Guarapuava - Festival de Cervejas de Inverno (Fecin), vem aí entre os dias 11 e 13 de julho

O Festival de Cervejas de Inverno (Fecin), vem aí entre os dias 11 e 13 de julho, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, conforme a agenda da cidade.
Não é exagero dizer que Guarapuava se tornou, oficialmente, a Capital das Cervejas Artesanais de Inverno no Brasil.

Guarapuava é a Capital da Cevada e do Malte (Foto: Fecin)

Já reconhecida como 'Capital Nacional da Cevada e do Malte', Guarapuava hoje pertence a um seleto grupo de cidades brasileiras que transformaram a produção cervejeira em cultura, economia e, principalmente, autoestima. O Fecin é o retrato desse orgulho local. E mais do que isso, um convite para celebrar o inverno de forma autêntica, com copo na mão e sorriso no rosto.

De acordo com a empresária e uma das coordenadoras do Fecin, Larissa Vier, nesta 7ª edição, o festival promete reunir mais de 30 mil visitantes. Com entrada gratuita e uma programação pensada para todas as idades, o festival é a melhor atração do inverno guarapuavano.

Conforme Larissa, são 10 cervejarias locais confirmadas, entre elas a multipremiada 'Água do Monge', a tradicional 'Donau Bier' e a irreverente 'Irmandade'.

Guarapuava acumula mais de 140 prêmios em concursos nacionais e internacionais de cerveja artesanal. Só a Água do Monge, por exemplo, foi reconhecida como Melhor Cerveja da América Latina e levou o título de 'Melhor Saison do Mundo' em 2023.

Agora, a cidade busca a Indicação Geográfica (IG) para as cervejas, reafirmando que aqui se produz não apenas uma bebida. Mas uma história líquida, fermentada em tradição, clima e talento.