O 43º Informe Epidemiológico de Arboviroses, divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual da Saúde, registra 6,7 mil novos casos de dengue, dez mortes pela doença e mais 7,8 mil notificações. Com a atualização, o Estado contabiliza 100,6 mil confirmações de dengue, 78 óbitos e 316 mil notificações no atual período epidemiológico, iniciado em 31 de julho de 2022 e que será concluído em 40 dias. De acordo com o boletim, 362 municípios apresentam casos confirmados e 63,5 mil casos ainda estão em investigação.
Os dez óbitos relatados no boletim desta semana ocorreram entre os meses de março e maio, em seis municípios: quatro em Foz do Iguaçu, três pessoas residentes no Litoral do Estado (Guaratuba e Pontal do Paraná), um em Cafezal do Sul, Faxinal e Jandaia do Sul. Das dez pessoas, oito tinham comorbidades.
Chikungunya e zika
O documento também traz os números de casos de chikungunya e zika, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Durante este período não houve confirmação de casos de zika. Já o panorama de chikungunya no Paraná revela 3,3 mil notificações, 635 casos confirmados da doença, sendo 518 autóctones, e três óbitos.
Situação de risco
No período de 15 de abril a 16 de junho, dos 399 municípios do Paraná, 30 estão classificados em situação de risco de epidemia; 163 em alerta e 114 em situação satisfatória para o IPP (Índice de Infestação Predial). Os demais não enviaram informações ou não realizaram o monitoramento.
Eliminação
Segundo o levantamento entomológico realizado durante o período, mais de 75% dos criadouros são passíveis de eliminação, como vasos de plantas, pneus e lixo, o que evidencia a necessidade de sensibilização da sociedade para o cuidado com seu domicílio e a intensificação dos serviços de limpeza urbana e destinação de resíduos.