segunda-feira, fevereiro 24, 2020

Rotary: 115 anos de serviço humanitário

O Rotary Conecta o Mundo! O lema do presidente Mark Daniel Maloney (2019-20) do Rotary Internacional, desafia os associados a fortalecerem as maneiras de conexão, possibilitando que pessoas talentosas e generosas se unam e entrem em ação por meio dos serviços rotários.

O Rotary Internacional completa 115 anos de fundação neste domingo, 23 de fevereiro. O primeiro clube de prestação de serviços no mundo foi fundado no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris (falecido em 27 de janeiro de 1947) reuniu-se com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chigaco/EUA e criou o Rotary.

A ideia era criar um grupo profissional de homens de negócios, com o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. Nesta data ele se reuniu com Silvester Schile – Distribuidor de Carvão, Gustavus E. Loehr – Engenheiro de Minas e Hiram E. Shorey – Alfaiate, no escritório de Loehr, em Chicago, para uma primeira reunião, na qual ficou acordado que outras aconteceriam em outros locais. Assim, há 115 anos, nasceu o Rotary Club — e o nome vem daí, rodízio do local das reuniões.

O Segundo Rotary Club foi fundado em São Francisco, em 1908. Quando, em 1910, já haviam 16 clubes, foi decidido que eles deveriam ser reunidos. Mais tarde, ao lado da esposa Jean Thomson, o casal Harris viajou pelo mundo promovendo o Rotary. Eles plantaram árvores da amizade em quase todos os continentes, como símbolo do compromisso da organização com a compreensão e a paz mundial.

No Brasil, o Rotary está presente e atuante através de 2.379 clubes, quase 53 mil rotarianos e 15 mil rotarianas, distribuídos em 31 Distritos. Contamos ainda com 769 Rotaract Clubs e 8.208 rotaractianos; 584 Interact Clubs e 13.442 interactianos.