Foi realizada nesta terça-feira, 4, na Associação dos Funcionários Públicos (Asserbi) em Rio Bonito do Iguaçu, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.
A mesa de honra do evento contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Suzana Brasil – representando o prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho); do presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Francisco Oliveira e da palestrante Adriana Santos de Oliveira.
O evento é promovido pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e tem a participação de várias secretarias – entre elas Educação, Saúde e outras, além de membros de várias associações de idosos que existem no município.
A palestrante do evento, Adriana Santos de Oliveira é técnica da Coordenação de Políticas da Pessoa Idosa, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho – onde auxilia os municípios do Paraná para discutir os sete eixos centrais das políticas públicas transversais voltadas aos idosos.
“Os eixos centrais de políticas aos idosos são ligadas a saúde, educação, violência contra os mesmos. O desafio que viemos discutir é o que queremos para todos envelhecerem com uma qualidade de vida mais sustentável”, explica a técnica Adriana Santos de Oliveira.
De acordo com coordenador dos grupos dos idosos no município, André Cândido, o evento foi organizado após reuniões nas comunidades onde cada uma escolheu os membros da terceira idade para participarem deste encontro. “É muito importante o envolvido das pessoas da terceira idade de várias comunidades para que possamos discutir os rumos das políticas voltadas à eles”, aponta André Cândido.
Para o secretário executivo do Conselho Municipal do Idoso, José Almery Lopes Dahmer, cabe agradecer a todos os funcionários da Assistência Social, do CRAS e demais envolvidos, além dos grupos da terceira idade, pelo empenho no desenvolvimento deste evento e também pela escolha da nova diretoria do conselho.
Durante o evento, membros da terceira idade fizeram apresentações com músicas gauchescas e sertanejas antigas.
Escolha do novo conselho
A nova diretoria ficou do Conselho Municipal do Idoso para o mandato 2019-2021 ficou assim composta entre membros governamentais e da sociedade civil.
Membros da Secretaria Municipal de Assistência Social:
- Titular: André Cândido
- Suplente: Renata da Silva Feltes (assistente social)
Membros da Secretaria Municipal de Saúde:
- Titular: Maristela Nogueira Martins Koster
- Suplente: Elisir de Oliveira
Membros da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte:
- Titular: Léia Noemia Zimmer Taborda
- Suplente: Maria Salete Engels Faust
Membros da Secretaria Municipal de Finanças:
- Titular: Renata Bocca Doertezbacher
- Suplente: Edilberto Joay
Membros do Departamento de Esportes:
- Titular: Daliria dos Santos Mello
- Suplente: Marcos Trindade
Representantes não-governamentais
Representante da APMF – Escola Municipal do Campo Tatiane Bergeier:
- Titular: Osni Cristo Kailer
- Suplente: Osmar Camargo Shimaida
Representante da Associação da Melhor Idade de Rio Bonito do Iguaçu:
- Titular: Sebastião Antunes Pereira
- Suplente: Ema Elesene de Oliveira
Representante da Igreja Evangélica Assembleia de Deus:
- Titular: Manuel Luiz da Silva
- Suplente: Ilvio de Oliveira
Representantes de usuários da política de atendimento ao Idoso, escolhidos em fórum próprio:
- Titular: Jorge Berger Nogueira
- Suplente: Loris Molon
- Titular: Salete Martinelli
- Suplente: Messias de Oliveira Gazziero