O Governo do Paraná encaminhou nesta segunda-feira (28) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) uma emenda ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que retira a "trava" que impede o reajuste salarial aos servidores em 2019.
A mensagem da emenda modificativa foi lida na sessão ordinária da tarde desta segunda na Alep, por volta das 17h. O prazo para emendas à LDO, que está em tramitação na Comissão de Orçamento, termina na terça-feira (30).
O anúncio da possibilidade de aumento no salário dos servidores ativos e inativos do estado foi feito na tarde desta segunda pela governadora do Paraná, Cida Borghetti (Progressistas), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
A "trava" é o artigo 33 da LDO, encaminhada ainda pelo então governador Beto Richa (PSDB), que permite o reajuste somente após o pagamento de promoções e progressões previstas aos servidores.
A emenda enviada nesta segunda altera o artigo e autoriza o governo estadual a encaminhar o projeto de lei para conceder o reajuste. Para ter validade, a emenda precisa ser aprovada pelos deputados.