A equipe do Conselho da Comunidade de Laranjeiras do Sul juntamente com uma comitiva de Porto Barreiro acompanhada da Prefeita Marinez Crotti , bem como o Delegado da 2ªSDP de Laranjeiras do Sul Dr Fabiano e o Presidente do Conseg e chefe da Depen em Laranjeiras do Sul Sr Ariel Oro , uma visita para conhecer as dependências da APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados da cidade de Barracão.
Segundo a Presidente do Conselho da Comunidade Dra IRACEMA CARVALHO os apenados e assistidos pela instituição merecem a implantação deste sistema em Laranjeiras do Sul.
'' Um sonho para os apenados que merecem estar na ressocialização , a APAC que aqui visitamos é um sonho a ser implantado em Laranjeiras do sul , e com apoio de todos , vamos realizar isto '' afirma Dra Iracema
APAC: Um Modelo de Humanização do Sistema Penitenciário
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, bem como socorrer a vítima e proteger a sociedade. Opera, assim, como uma entidade auxiliar do Poder Judiciário e Executivo, respectivamente na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade. Sua filosofia é ‘Matar o criminoso e Salvar o homem’, a partir de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do sentenciado.
A APAC é amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, trabalhando com princípios fundamentais, tais como a valorização humana. E sempre tem em Deus a fonte de tudo.
O objetivo da APAC é gerar a humanização das prisões, sem deixar de lado a finalidade punitiva da pena. Sua finalidade é evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reintegração social.