domingo, janeiro 25, 2026

Policia Ambiental prende 03 pescadores entre Porto Barreiro e Candói

Três pescadores foram presos nesta sexta-feira (23) durante uma ação de patrulhamento aquático da Polícia Ambiental no Rio Cavernoso, na região de Candói, entre os municípios de Porto Barreiro e Candói, no Centro-Sul do Paraná.

Durante a fiscalização, a equipe flagrou os indivíduos utilizando boias loucas, petrecho de pesca proibido, e mantendo peixes nativos da espécie traíra. No local, os policiais acompanharam a retirada de outras boias ainda submersas, totalizando 28 unidades. Os peixes encontrados vivos foram imediatamente devolvidos ao rio.

Em seguida, os agentes se deslocaram até o local onde os pescadores haviam pernoitado. Lá, foram localizados cerca de 30 quilos de peixes nativos, das espécies lambari e traíra, armazenados sem qualquer comprovante de origem ou autorização do órgão ambiental competente.

Diante da situação, os três homens foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Guarapuava, onde ficaram à disposição da Justiça para as providências na esfera criminal. Na área administrativa, a Polícia Ambiental lavrou autos de infração ambiental que somam mais de R$ 15 mil em multas.

A Polícia Ambiental orienta que a pesca de espécies nativas é proibida no período de piracema, sendo permitida apenas a captura de espécies exóticas, como tilápia, carpa, peixe-rei e outras consideradas invasoras nas bacias hidrográficas do Paraná.