O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) assinou nesta quinta-feira (29) o contrato para a restauração e ampliação em concreto da PRC-466, no trecho entre Lidianópolis, no Vale do Ivaí, e Manoel Ribas, na região Central do Estado. O investimento será de R$ 558,6 milhões para atender 51,86 quilômetros da rodovia no Paraná, o maior valor já aplicado em uma única obra pelo departamento.
Com a emissão da ordem de serviço, começam os trabalhos de elaboração do projeto básico e do projeto executivo, com prazo de 300 dias. Após a aprovação pelo DER/PR, terão início as obras, previstas para durar 720 dias, o equivalente a dois anos.
Todo o trecho será restaurado em concreto pelo método whitetopping, que utiliza o pavimento asfáltico existente como base. O projeto também prevê 15,9 quilômetros de duplicação, 17,18 quilômetros de terceiras faixas em pontos estratégicos, além da implantação de acostamentos e vias marginais.
Estão previstos seis viadutos: um em Lidianópolis, no cruzamento com a Rua Mato Grosso; outro no entroncamento com a PR-082, acesso a Lunardelli; dois em Jardim Alegre, ambos na Avenida Mattos Leão; e dois em Ivaiporã, nos acessos à PR-846 e à Avenida Ladislao Gil Fernandes.
A duplicação se concentra principalmente nos perímetros urbanos de Jardim Alegre e Ivaiporã, começando antes do entroncamento com a PR-082 e seguindo até próximo ao Centro de Distribuição da Comercial Ivaiporã.
O contrato inclui ainda o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí, em Porto Ubá, para implantação de acostamentos e passeios para pedestres, separados por novas barreiras de concreto. A estrutura terá 289,6 metros de extensão. Também estão previstas novas rotatórias, retornos em nível, iluminação, sistema de drenagem, sinalização e outras melhorias.
O DER-Paraná é uma autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
