terça-feira, outubro 28, 2025

Goioxim - Prefeito ADIA festividades e deve decretar estado de ''emergência'' no município

As fortes chuvas que ainda caem na região estão deixando famílias desabrigadas. 

         Em Goioxim já há o registro de cerca de 30 famílias alojadas no Salão Paroquial da Igreja. De acordo com o Padre Altair, pároco no município, a maioria mora na ‘Sapolândia’, área de ocupação irregular. 

Conforme o prefeito Eder da Balsa, um projeto para a construção de moradias tramita na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Além das residências, ruas estão alagadas. Pontes e bueiros encontram-se cobertos pelas águas. Já na entrada da cidade, a ponte sobre o Rio Jequiá está comprometida e impede a passagem de veículos.

 “Ainda não deu para estimar quantas pontes e bueiros estão danificados, e nem qual é a situação das estradas, porque estão sob a água”. De acordo com o prefeito, a chuva começou na noite dessa segunda (27), seguiu pela madrugada e continua nesta terça (28).

Conforme Eder da Balsa, apesar de muitas casas estarem cheias de água, as famílias não querem sair. Por conta disso, ele anunciou a imprensa que vai decretar situação de emergência até o fim da tarde de hoje. Ele pede às pessoas que evitem trafegar pela PR-364. 

No entanto, essa rodovia liga o município a BR-277 em Guarapuava. “Essa estrada corta a cidade e leva para outras localidades e municípios”. A Defesa Civil chega ainda hoje para levantar os danos e auxiliar emergencialmente as famílias.

O Simepar não soube precisar quantos milímetros de chuva caíram sobre o município. Isso porque, segundo o Sistema de Meteorologia, não há torre no Goioxim. A informação é de que a chuva persiste até amanhã, quarta (29). “Vai dar um trégua, mas continua chovendo no fim de semana” .

FESTIVIDADES SÃO ADIADAS

A situação também provocou o adiamento das atividades de aniversário do município. Nesta quarta (29) haveria a etapa do Canta Cantu. Na quinta (30), dia do aniversário, seria servido um bolo de 30 metros com a presença de autoridades e anúncios de investimentos. À noite haveria a final do Festival e show nacional com Jeca e Fidurcio. “Vamos adiar porque não tem clima para festividades”.