domingo, julho 27, 2025

Escritório do IPEM/PR em Guarapuava vai fechar , após 57 anos de atividade na cidade

Guarapuava está perdendo um dos mais importantes órgãos de fiscalização de produtos e serviços. A sede regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR) no município vai deixar de atender, após 57 anos de criação, conforme o próprio Instituto. A decisão confirmada pelo diretor de metrologia e qualidade do órgão, Gabriel Perraza, representa uma perda significativa para a proteção do consumidor e para a presença de instituições federais na Região.

A justificativa para o fechamento, de acordo com o diretor, é a necessidade de otimização de recursos diante de cortes orçamentários. "Somos um órgão vinculado ao Inmetro, todo nosso recurso vem da União". Conforme Perraza, o órgão vem sofrendo sucessivos, provocando a necessidade de otimização.

A escolha por encerrar as atividades em Guarapuava foi estratégica: o imóvel na rua Azevedo Portugal é alugado, enquanto as sedes de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel funcionam em prédios próprios. A estrutura de pessoal, que conta com apenas um servidor de carreira e funcionários terceirizados devido à falta de concursos, também pesou na decisão. Alguns desses colaboradores serão remanejados para outras regionais.

Apesar do fechamento da estrutura física, a diretoria do IPEM busca tranquilizar a população. "Gostaria de dizer que foi feito um estudo para que a cidade e Região não ficassem desatendidas. Fizemos uma subdivisão com as outras regionais".

REVIRAVOLTA

A notícia do fechamento causa surpresa, pois representa uma reviravolta completa no discurso do próprio instituto. Há pouco mais de dois meses, em 6 de maio, o mesmo diretor, Gabriel Perazza, fez uma visita técnica à regional de Guarapuava. Na ocasião, o encontro com o gerente José Nael tinha como pauta o alinhamento de "ações estratégicas para aprimorar os serviços prestados pela unidade" e o "fortalecimento da atuação regional".

(Foto: Ipem)