Laranjal - Vem ai o LaranFest - 33º aniversário do Município

Laranjal - Vem ai o LaranFest - 33º aniversário do Município

domingo, junho 01, 2025

Câmara analisa PL que propõe castração química para quem cometer abuso contra animais

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados defende a tipificação da prática de zoofilia como crime e prevê, entre outras sanções, a castração química dos condenados.

A proposta é de autoria do deputado Delegado Bruno Lima (PP-SP). O texto prevê pena de dois a seis anos de prisão, multa e impedimento de posse ou guarda por

"período a ser definido judicialmente" para quem praticar qualquer ato de caráter sexual contra animais de qualquer espécie.

O projeto de lei estabelece ainda que essa pena pode ser dobrada se o crime resultar em morte do animal.

Uma das punições que chama a atenção no texto é a possibilidade de castração química do condenado, que seria feita por meio do uso de medicamentos inibidores da libido. O procedimento seria aplicado de forma cumulativa às demais penas e deve ser regulamentado pelo Ministério da Saúde, segundo a proposta.
A proposta visa modificar uma lei já em vigor que trata de maus-tratos aos animais, a  Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Segundo o autor do PL, "ainda há lacunas que dificultam a punição específica de condutas sexuais lesivas contra animais", razão pela qual apresentou o documento.

No texto, o deputado argumenta que "estudos apontam" que esse procedimento, realizado mediante o uso de medicamentos inibidores da libido, "pode ser uma ferramenta eficaz para prevenir a reincidência, especialmente em casos de transtornos compulsivos relacionados à sexualidade".

Com a atual legislação em vigor, agressores que abusam, maltratam, ferem ou mutilam animais silvestres, domésticos ou domesticados podem ser punidos com detenção de três meses a um ano, além de multa. 

O projeto de lei será analisado pelas comissões de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Constituição e Justiça e de Cidadania antes de chegar ao plenário da Câmara dos Deputados.