Imagine um mundo onde o diagnóstico do câncer é tão rápido quanto um click, tão preciso quanto um raio-laser e tão gentil com o planeta quanto uma folha ao vento. Isso não é ficção científica – é a realidade que a Dra. Gisele Louro Peres, pesquisadora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), está construindo com suas mãos.
Neste vídeo, você mergulhará em uma jornada científica que desafia os limites da medicina: Um biossensor revolucionário que usa luz no infravermelho próximo para "enxergar" células cancerosas invisíveis a outros métodos, com uma sensibilidade 100 vezes maior que as técnicas tradicionais. Tecnologia sustentável feita com solventes verdes (sim, biodegradáveis!) que respeitam a Terra enquanto salvam vidas.
Da Universidade Federal da Fronteira Sul no Brasil à Universidade de Aveiro em Portugal, a Dra. Gisele une mentes brilhantes e culturas em prol de um objetivo: diagnóstico precoce para todos. Você pode fazer parte dessa revolução: Compartilhe este vídeo para que mais pessoas conheçam essa tecnologia que pode salvar vidas.
Apoie a ciência brasileira: Entre em contato com a Dra. Gisele (gisele.peres@uffs.edu.br) e descubra como colaborar. Inscreva-se no canal para acompanhar avanços da ciência que estão reescrevendo o futuro da medicina.
Créditos: Líder da pesquisa:
Dra. Gisele Louro Peres (UFFS)
Parcerias estratégicas: Universidade de Aveiro (Portugal)
Produção audiovisual: Martinho Machado Junior
Reportagem: Vanderleia Dezingrini