O Consórcio Intermunicipal 5ª Regional (CIS 5ª Regional) assinou convênio com o Departamento Penitenciário do Paraná (Deppen). O foco inicial vai otimizar a gestão de recursos, gerar economia e, promover a ressocializção de pessoas que encontram-se nas unidades prisionais de Guarapuava.
De acordo com o presidente do Consórcio, André Junior de Paula, o acordo prevê a contratação de pessoas privadas de liberdade (PPL's) para atuarem em serviços de manutenção dos prédios do consórcio. Conforme disse André Junior, que é prefeito de Campina do Simão, a iniciativa começará com a contratação de seis detentos.
Trata-se de um eletricista, dois auxiliares administrativos e um auxiliar de serviços gerais. O convênio, no entanto, permite a ampliação do quadro para até 40 trabalhadores.
Cada contratado, conforme André, receberá o equivalente a 115% do salário mínimo. Ou seja, o salário mínimo acrescido de 15%. Segundo André Junior, o custo atual de um profissional terceirizado para o consórcio gira em torno de R$ 7 mil. O que torna a nova parceria uma alternativa economicamente mais viável.
Essa iniciativa reduz custos e ainda promove a ressocialização, oferecendo oportunidades de trabalho para quem está em processo de reintegração.