Os estudantes que pretendem cursar uma graduação superior, que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e têm dificuldades para custear as mensalidades nas universidades privadas devem ficar atentos aos prazos de inscrição do Prouni e FIES.
As inscrições do Prouni acontecem de 28 de fevereiro até 3 de março de 2023. O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica para alunos sem diploma de nível superior. Ao concluir a formação, o educando não deve nada ao governo e nem à instituição de ensino.
As inscrições para o FIES também estão próximas, e ocorrem entre 7 e 10 de março de 2023. O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior não concede bolsas de estudo, mas atua como um empréstimo do Governo Federal. Ao concluir a formação, o beneficiário terá que devolver o valor investido de maneira parcelada, sem juros e começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda.
REQUISITOS PARA O PROUNI
Para se inscrever no Prouni é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.
Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site https://acessounico.mec.gov.br/prouni.
QUEM PODE PARTICIPAR DO PROUNI
O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo para obter a bolsa integral que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
tenha cursado:
-o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
-o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em
instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva
instituição;
-o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em
instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva
instituição ou sem a condição de bolsista; e
-o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de
bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de
bolsista;
-seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
-seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos
de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da
educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos
demais candidatos.
REQUISITOS PARA O FIES
Poderá se inscrever no FIES o candidato que tenha participado do Enem a partir de 2010, tenha obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota maior do que zero na redação.
Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos e não ter financiamento do FIES ativo.
As inscrições ocorrem por meio do site https://acessounico.mec.gov.br/fies/.
QUEM PODE PARTICIPAR DO FIES
Os interessados devem ir ao Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, vincular uma conta GOV.BR e preencher as informações.
Depois é preciso acompanhar o processo seletivo e ficar de olho na data em que sairá a aprovação de chamada única. Após o resultado, verifique as datas de complementação de inscrição para chamada única e lista de espera no site oficial do Ministério da Educação.