sexta-feira, outubro 28, 2022

Cresce adesão de clientes da Copel ao atendimento digital

O crescimento na adesão a serviços digitais no Brasil, acentuado durante a pandemia, dá sinais de continuidade. A tendência se confirma nos dados sobre canais buscados pelos clientes para solicitar os serviços da Copel (Companhia Paranaense de Energia). Entre 2019 e 2022, o uso dos canais presenciais teve queda de 14% para apenas 11%, enquanto as solicitações feitas pelo aplicativo da empresa para dispositivos móveis aumentou, de uma média de 23% para 30% do total recebido diariamente.

Ou seja, em 2019 cerca de 86% das solicitações que a Copel recebia já eram digitais e atualmente esse índice é de 89%. Somente no último mês de setembro, estes canais somados processaram 3 milhões de solicitações dos clientes da Copel. Elas envolvem pedidos de qualquer natureza, como consulta a débitos e segunda via da conta de luz, pedidos de religação e envio da leitura do medidor.

A concessionária de energia tem apostado no aprimoramento das ferramentas virtuais para facilitar a experiência do cliente e agilizar a prestação dos serviços. Além do aplicativo gratuito para os sistemas Android e iOS, a empresa oferece uma Agência Virtual e um número de WhatsApp que recebe os pedidos mais comuns.

A digitalização dos serviços contribui para a redução no uso de papéis em todos os processos, uma prática alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU, que visa tornar mais eficiente o uso dos recursos naturais. Neste sentido, o Paraná lidera a opção por faturas digitais de energia elétrica no Brasil, com 1,5 milhão de clientes que escolhem receber sua conta mensal por e-mail. A adesão não tem custo e pode ser feita por qualquer canal de atendimento, inclusive site e aplicativo.