O inverno encerrou ontem com chuva e frio (mínima de 9 e máxima de 18 graus). A Primavera começa hoje ainda mais fria (mínima de 5 e máxima de 15 graus, segundo dados do Simepar). Mas a previsão é de tempo estável para os próximos dias. Primavera é o tempo do plantio. Para as demais regiões brasileiras há previsão de chuvas abundantes, mas no Sul deve ficar, mais uma vez, abaixo da média.
La Niña continua
O Boletim Climático para a Primavera 2022 do Simepar anuncia: “Em grande escala, as previsões dos modelos climáticos, ou seja, modelos que geram as projeções médias de clima para escalas de tempo de meses a anos, indicam a intensificação do fenômeno climático La Niña nas águas do Oceano Pacífico Equatorial ao longo da Primavera, com a intensidade do fenômeno oscilando entre fraca a moderada. O conjunto dos modelos climáticos mostram uma probabilidade alta, entre 80 e 90 % do fenômeno continuar a influenciar o clima do Paraná na próxima estação, decaindo para probabilidades entre 50 e 65 % no verão”.
Chuvas abaixo da média
Continuando com o Simepar: “A previsão do regime de chuva para o Estado do Paraná durante a primavera de 2022, é ficar abaixo da normal climatológica em todo o Estado. A temperatura média do ar na Primavera vai acompanhar a climatologia em quase todo o estado do Paraná. Apenas a Região Leste vai apresentar temperatura média do ar ligeiramente abaixo da climatologia”.
Médias de chuvas e temperatura
Uma tabela do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná mostra os seguintes números para o Sudoeste do Paraná, nos três meses da Primavera (22 de setembro às 22h04 e termina no dia 21 de dezembro às 18h48).
“Com a chegada da Primavera no Hemisfério Sul e o crescente aumento das chuvas em grande parte do País nesta época do ano, tem-se o início do plantio das principais culturas de verão.
Segundo o Prognóstico Climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os meses de outubro a dezembro indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.