sábado, março 24, 2018

Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul vai receber MERENDA ESCOLAR de 11 Cooperativas da agricultura familiar na Região

O Governo do Paraná formalizou nesta segunda-feira (19) a maior contratação da agricultura familiar para atendimento às escolas estaduais com merenda escolar.

A compra de alimentos diretamente de cooperativas e associações tem beneficiado milhares de estudantes da rede estadual de ensino. São produtos frescos e naturais que complementam o cardápio da alimentação servida diariamente nas escolas.

O Paraná cumpre, com destaque, a legislação que obriga os estados e municípios a utilizarem ao menos 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal na compra de gêneros advindos da agricultura familiar (Lei nº 11.947/2009) para serem destinados à alimentação escolar.

Em 2018, o investimento somará em aproximadamente 80 milhões de reais, para aplicação na aquisição de alimentos para atender aproximadamente 1 milhão de alunos em mais de 2 mil estabelecimentos de ensino. No Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul foram destinados cerca de R$ 1.437.778,62.

Onze cooperativas da agricultura familiar assinaram os contratos que vão fornecer alimentos para as escolas estaduais e irão atender os 10 municípios da região jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul: Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

São 81 itens de 13 grupos: frutas in natura, hortaliças e sementes, legumes e tubérculos, temperos, leite, lácteos, panificados, carne e ovos, sucos, complementos, feijão, arroz e farinhas.

O valor destinado a essa aquisição beneficia os estudantes e fortalece os pequenos agricultores, pois impulsiona a economia regional e traz incentivo aos produtores, além de estimular o consumo de alimentos saudáveis. A merenda escolar farta e de qualidade contribui para a aprendizagem e rendimento dos nossos alunos.