Imagem meramente Ilustrativas
Polícia Civil de Rondon abriu nesta quarta-feira (1º) um inquérito para investigar duas educadoras suspeitas de agredir crianças em uma creche de Rondon, no noroeste do Paraná. Câmeras foram instaladas na unidade após recebimento de denúncia e mostram crianças sendo puxadas pelo braço e pelo cabelo, conforme o Conselho Tutelar.
A Secretaria de Educação informou que as servidoras já foram afastadas das funções.
Segundo Sueli de Souza de Oliveira, secretária municipal de Educação, assim que a denúncia sobre o caso foi recebida, na semana passada, foram instaladas câmeras na unidade para apurar o fato.
A conselheira tutelar em Rondon, Eliana Cristina Leme Volpato, diz que as imagens gravadas na creche caracterizam a violência.
“A agressão física se caracterizava quando a professora pegava uma criança com violência de um determinado lugar e colocava no outro, com muita força. Puxava a criança pelo braço, pelo cabelo. Houve um momento também que ela atirou um calçado em uma criança, como não acertou, ela atirou novamente. Parecia que o alvo era a cabeça da criança”, descreveu.
De acordo com a prefeitura, um boletim de ocorrência por maus-tratos foi registrado na Polícia Militar na segunda-feira (30). Como Rondon não tem Polícia Civil, o caso foi encaminhado para a Delegacia de Cidade Gaúcha, que é a responsável pelas investigações na cidade.
Além disso, foi aberto um processo administrativo para apurar a conduta das duas servidoras, que estão em estágio probatório. Dependendo do resultado da apuração, a secretária de Educação informou que o procedimento pode levar à demissão das educadoras.