Mesmo produzindo em alta para atender o sistema elétrico do Brasil e Paraguai, a sina de Itaipu, instalada no Rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai, teve que abrir seu vertedouro por causa das chuvas abundantes em Foz do Iguaçu e região, na área no reservatório.
O vertimento que começou nessa sexta (03), às 20h, atingiu neste sábado (04), mais de 2,4 mil metros cúbicos de água por segundo, o dobro da média normal da vazão das Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu. De madrugada, o escoamento ultrapassou os 3,6 mil metros cúbicos de água por segundo.
Esse cenário deve permanecer assim pelo menos até este domingo (05), o dia todo. A última vez que o vertedouro havia sido aberto foi no dia 28 de junho deste ano, ou seja, há pouco mais de quatro meses. Espetáculo para o público, verter significa escoar o excedente de água não utilizado para a geração de energia. Por causa do feriadão, o movimento de turistas é grande nos atrativos da usina.
Enquanto em boa parte do resto do país, com exceção do Sul, a situação hídrica é delicada, em Foz do Iguaçu choveu em outubro 365 milímetros, o dobro da média normal para o mês.