domingo, maio 28, 2017

Vettel ganha disputa com Räikkönen nos boxes, vence em Mônaco e dispara na liderança da temporada. Hamilton é 7º

Pouco a pouco, Sebastian Vettel vai pavimentando seu caminho rumo ao pentacampeonato. E um passo decisivo no confronto direto contra Lewis Hamilton foi dado na tarde deste domingo (28) em Monte Carlo. O alemão tirou proveito do revés de Lewis Hamilton na classificação de sábado e ainda levou a melhor na estratégia adotada pela Ferrari na disputa com Kimi Räikkönen e venceu o GP de Mônaco. Uma corrida totalmente estratégica, mas que foi marcada por um susto: a batida de Pascal Wehrlein, que se envolveu em um toque com Jenson Button e se chocou em 90º na barreira de proteção na entrada do túnel. Por sorte, o piloto da Sauber nada sofreu. Vettel quebrou o jejum de 16 anos sem vitória da Ferrari em Mônaco. A última havia sido em 27 de maio de 2001, conquistada por Michael Schumacher.

A Räikkönen, restou o segundo lugar depois de ter liderado a primeira parte da prova até o pit-stop. Quem também se deu bem na estratégia de troca de pneus foi Daniel Ricciardo, que garantiu o último degrau do pódio em Monte Carlo. O australiano terminou à frente da Mercedes de Valtteri Bottas e da outra Red Bull, de Max Verstappen.

Carlos Sainz consolidou um grande fim de semana da Toro Rosso e terminou em sexto, sendo seguido por Lewis Hamilton, que procurou minimizar o prejuízo. O britânico, no entanto, não conseguiu evitar a disparada de Vettel no Mundial. Agora, o alemão soma 129 pontos, 25 a mais em relação ao rival.