O município de São Jorge D’Oeste, recebeu na última semana a visita técnica da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), articulada pelo deputado estadual Matheus Vermelho, que tem liderado esforços para implantar o um núcleo da modalidade no sudoeste e na região dos lagos do Iguaçu.
A comitiva foi recepcionada pelo prefeito Gelson Coelho, pelo vice-prefeito Gilmar Paixão e por lideranças locais, durante a visita, foi realizada uma análise técnica na área do alagado, próximo ao Centro de Convivência, local com forte potencial para a prática do esporte. O modelo proposto prevê que a prefeitura entre com a cessão do espaço e a designação de professores locais, enquanto o deputado Matheus Vermelho garantirá, por meio de emendas parlamentares, a aquisição de embarcações e equipamentos.
“É com orgulho que contribuímos com a retomada e expansão da canoagem no Paraná. Como presidente da Comissão de Turismo e vice-presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, acredito na força do esporte como instrumento de inclusão, desenvolvimento a promoção do estado. Por isso, pretendo destinar emendas para viabilizar equipamentos em cada cidade participante do projeto”, afirmou o deputado Matheus Vermelho
Além da aquisição de barcos e materiais de segurança, o projeto contempla o treinamento técnico dos profissionais que atuarão no núcleo, com capacitação em Lagoa Santa (MG), cidade que abriga um dos principais centros de referência da Canoagem Velocidade no país. Com o apoio político já garantido, o próximo passo será a seleção dos profissionais e o início do planejamento para a formação das primeiras turmas. A expectativa é que o núcleo entre em atividade ainda em 2025, consolidando o Sudoeste como nova fronteira da canoagem brasileira.