Mais de 70 toneladas de lixo jogadas na BR-277 por ano. Esse é o volume recolhido pela Ecocataratas ao longo dos 387,1 km da rodovia, no trecho entre Guarapuava e Foz do Iguaçu.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da concessionária, esse montante de lixo recolhido a cada ano equivale a 12 caminhões-caçambas superlotados de material reciclável, rejeitos e descartes de pneus. O volume é grande e, segundo Marcelo Rançan, analista de Sustentabilidade da Ecocataratas, cresce a cada ano de concessão.
“Mesmo com as frequentes ações de conscientização ambiental desenvolvidas pela Ecocataratas, o montante de material despejado na rodovia preocupa. São nada menos que aproximadamente 600 kg de material reaproveitável recolhidos mensalmente e mais 300 kg de rejeitos, retirados da faixa de domínio, canaletas, pista e acostamento”, revela Rançan. “Os resíduos encontrados com mais regularidade são garrafas Pet, latas de alumínio, pneus velhos e restos de entulhos, além de galões para armazenagem de combustível e óleo lubrificante”.
Segundo a Ecocataratas, os serviços de limpeza e conservação na faixa de domínio, pistas e acostamentos são feitos diariamente. Somente os pneus velhos e recapes coletados somam em média cinco toneladas por mês. Também são descartados irregularmente na faixa de domínio, modelos antigos de TV, restos de entulhos de construção e madeira, materiais coletados com recursos próprios da concessionária e destinados de forma ambientalmente correta.