sexta-feira, julho 27, 2018

Laranjeiras do Sul - Com REFORMA PARTE da MEMÓRIA se APAGA , prédio é SÍMBOLO da Capital do Território Federal do Iguaçu

               Um território chamado Iguaçu....

Significados vão além do valor material e estético, conservando elementos da história do lugar e de sua população

PAREDE de ALVENARIA ....? 

Projeto original lançado pela CÂMARA na Mídia da região ....

REFORMA

                    A reforma da CÂMARA esta seguindo o projeto original  ou houve mudanças ?  o povo está perguntado porque parede de alvenaria ...mudando a caraterísticas de um PRÉDIO HISTÓRICO que faz parte da história do estado do Paraná e conhecido como '' PALÁCIO do IGUASSU'' 

Parte da História

Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial o governo decidiu desmembrar seis territórios em regiões estratégicas da fronteira do país para administrá-los diretamente como Territórios Federais: Amapá, Rio Branco, Guaporé, Ponta Porã, Iguaçu e o arquipélago de Fernando de Noronha.

A administração federal tardou em estruturar uma nova capital para o território, diante da polêmica sobre onde esta deveria ser instalada. O então vilarejo de Laranjeiras (ex Vila Xagu), passou a se chamar Iguaçu, tornando-se a nova capital. O governado do novo território só se instalou na capital em 1946, governando no local por apenas 6 meses.

O Decreto-Lei n.º 6.550, de 31 de maio de 1944, estabelecia que o território era dividido em cinco municípios: Foz do Iguaçu, Clevelândia, Iguaçu, Mangueirinha e Chapecó. Nesta época, a capital do Território do Iguaçu era a cidade de Iguaçu, atual Laranjeiras do Sul.

Com a redemocratização em 1946, os estados de Santa Catarina e Paraná, que durante 2 anos lutaram para reincorporar o território, conseguiram sua reanexação. A extinção do Território do Iguaçu deu-se em através do ato das disposições transitórias da Constituição Brasileira de 1946, em decorrência de articulações de políticos paranaenses com capacidade de influência na Assembleia Nacional Constituinte. Assim, a área do antigo território do Iguaçu retornou aos estados de Paraná e Santa Catarina.