Polícia Científica do Paraná (PCP) ganhou o reforço de 132 novos técnicos de perícia na tarde dessa quarta-feira (7 de maio). Eles deverão compor o efetivo de todo o Estado a partir da próxima sexta (09). Os profissionais foram aprovados no concurso público realizado em 2023 e convocados em dezembro de 2024. A solenidade de formatura do Curso de Formação dos novos Técnicos de Perícia Oficial foi realizada em Curitiba.
Os 132 novos técnicos se formam em duas turmas. Na Turma Leonel Letnar Júnior foram 27 técnicos e na Turma Camilla Borges Gazolla, 105 integrantes.
Ao todo, o curso durou três meses. Os estudantes tiveram aulas de Introdução à Medicina Legal; Balística Forense; Cadeia de Custódia Interna; Condução Veicular; Atendimento Pré-Hospitalar; Biossegurança; Manuseio de arma de fogo; Técnicas de Necrópsia, entre outras.
Coordenado pela Academia de Ciências Forense (ACF), este foi o primeiro curso para técnicos de perícia da instituição. A Academia atua desde 2019 no ensino, pesquisa e proficiência da Polícia Científica do Paraná, sendo a responsável pela formação técnica, científica e profissional dos Peritos Oficiais e Técnicos de Perícia.