sábado, outubro 14, 2023

Paraná investe em novas tecnologias que alertam sobre desastres naturais

 O Governo do Paraná anunciou que vai investir em novas tecnologias para aprimorar o monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais. A ação faz parte do programa Paraná Eficiente, voltado para inovação e modernização nas áreas de meio ambiente, saúde e gestão pública.

O programa é realizado em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), Casa Civil, secretarias de Estado do Planejamento e da Saúde e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. 

Para que a operação seja colocada em prática, o IAT desenvolveu o Programa Inovação Ambiental do Paraná (i9 Ambiental), que vai destinar recursos voltados para a qualificação do sistema de alertas com base na interpretação e integração de dados.

A plataforma vai ser operacionalizada pelo Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação (NGI), que funciona como um braço tecnológico do IAT. Na primeira etapa, a ferramenta vai permitir o mapeamento dos pontos mais suscetíveis a inundações, na área da Bacia do Alto Iguaçu, a partir da Região Metropolitana de Curitiba. 

Também serão monitorados locais que ofereçam risco de deslizamentos. O trabalho vai abranger, nesta fase, 53 municípios.