domingo, setembro 14, 2025

Paraná - Cerca de 15 pessoas ainda vivem no escuro no estado

 
Num mundo tão ligado e conectado como o atual, pode ser até difícil imaginar como seria viver sem acesso à energia elétrica. Em pleno século XXI, no entanto, a “vida no escuro” ainda é uma realidade para milhares de paranaenses.

É o que revelam dados do módulo Características Gerais dos Domicílios e Moradores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o acesso à energia elétrica chegava a 99,8% das 77,3 milhões de moradias do país em 2024, seja via rede geral, seja via fonte alternativa.

No Paraná, por sua vez, esse porcentual chega a 99,9% dos 4,333 milhões de domicílios no estado. É a terceira maior proporção do país, atrás apenas de Espírito Santo e Rio de Janeiro (que já universalizaram o acesso à eletricidade) e empatado com outras seis unidades da federação.]

Ainda assim, os dados oficiais mostram que 6 mil moradias no estado ainda estão no escuro. E nesses lugares, sempre de acordo com o IBGE, há 15 mil pessoas vivendo. Além disso, a proporção de domicílios paranaenses com energia elétrica é maior no meio urbano (99,9%) do que no meio rural (99,8%).