
A instalação dos primeiros postos de abastecimento para carros elétricos no Paraná já começou. O projeto é uma parceria do Governo do Estado, Itaipu Binacional e Copel. No total, serão instaladas dez estações de recarga nos 700 quilômetros da BR-277, que o Estado de Leste a Oeste, entre Paranaguá e Foz do Iguaçu. Na região, serão instalados postos nas cidades de Guarapuava, Irati e Laranjeiras do Sul, as informações são da Copel.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, disse que o Paraná será o primeiro Estado no país, que possuirá uma eletrovia, com a instalação dos eletropostos, tendo a rodovia – principal corredor turístico do interior- com pontos de recarga para carros elétricos ao longo de seu percurso. Gerenciada pela concessionária de energia elétrica Copel, a rede de eletropostos terá oito unidades para abastecimento de veículos movidos por energia ou híbridos plug-in.
Luiz Fernando comentou que, como ainda não há uma regulamentação do segmento pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta primeira fase o usuário não vai pagar pelo serviço. “Não há estimativa de custo, mas provavelmente será o custo de energia de um consumidor de baixa tensão”, explicou.
VISÃO DE FUTURO
Os pontos de recarga serão instalados em Paranaguá, Curitiba, Irati, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Medianeira e Foz do Iguaçu. Com isso, será possível atravessar todo o Estado do Paraná sem se preocupar com o descarregamento das baterias. Todos serão hospedados em postos de combustíveis ao longo da rodovia, com distância de aproximadamente 100 quilômetros entre um e outro.